Voltar

Evento gratuito abordou temas do dia a dia do cuidador

Evento gratuito abordou temas do dia a dia do cuidador

Evento gratuito abordou temas do dia a dia do cuidador

24 Setembro 2020

O Encontro de Cuidadores realizado pela Unimed Limeira aconteceu nesse mês de setembro de forma não presencial por conta da pandemia da Covid-19. As palestras foram transmitidas pela internet com a interação dos participantes que puderam tirar as dúvidas e conversar com os profissionais que ministraram as aulas. 

 

Realizado todos os anos gratuitamente para a comunidade, o evento aconteceu em quatro dias através de uma plataforma digital, reunindo aproximadamente 100 pessoas, em cada encontro. 

 

A equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, nutricionistas e psicólogas do Atendimento Domiciliar da Unimed Limeira abordou temas do dia a dia, como higiene e conforto, controle higiênico e sanitário em alimentos, saúde emocional entre outros.

 

O médico especialista em Medicina da Família e Comunidade, Dr. Filipe Augusto Gava Martins, explicou que é fundamental que o cuidador também esteja tenha informações dos cuidados com a própria saúde. “O esforço demasiado em cuidar do outro, muitas vezes, infelizmente, acarreta em negligência com temas relacionados à própria saúde, resultando em prejuízos individuais que poderiam ser evitados”. 

 

Ainda segundo o médico, em tempos de pandemia, quando o assunto prevenção é relembrado costumeiramente, torna-se necessário ampliar o conceito preventivo. “Impactando assim nos fatores determinísticos de saúde das pessoas. Isso resultará em incremento de qualidade de vida e também laboral, sendo decisivo na atuação dos cuidadores de saúde”. Afirmou. Dr. Filipe destacou que a atuação destes profissionais torna a saúde deles mais susceptíveis à agravos físicos e mentais.