Voltar

Medidas de prevenção e informação correta salvam vidas

Medidas de prevenção e informação correta salvam vidas

Medidas de prevenção e informação correta salvam vidas

4 Fevereiro 2021

Com o aumento dos casos de covid-19, a Unimed Limeira preparou uma série de informações importantes para os clientes e a comunidade terem informações de médicos especialistas tirando as dúvidas mais frequentes quanto ao novo coronavírus.

O médico coordenador do Pronto Atendimento, Dr. Alexander Anderson, gravou um vídeo com explicações que podem ajudar no uso racional do P.A. e também como proceder em casos de suspeita. A gravação está no Instagram da Unimed Limeira (@unimedlimeira).

Os cuidados com a covid-19 não podem parar, mesmo com o início da vacinação as medidas de prevenção devem ser um hábito diário. O alerta é da médica infectologista da Unimed Limeira, Dra. Maria Beatriz Bonin Caraccio.

“Usar corretamente a máscara, cobrindo nariz e boca, substituir a máscara a cada quatro horas ou antes disso se ela estiver úmida ou suja; higienizar correta e frequentemente as mãos; e principalmente, evitar aglomeração é fundamental”, ressalta a infectologista.

Veja a seguir mais informações!

 

Você teve contato com pessoa que está com a covid-19?  

01- Se ambos tiveram contato usando máscara, nenhuma outra medida precisa ser tomada.

02- Se o contato ocorreu entre ambos sem máscara, numa distância menor  que 1 metro e por mais de 15 minutos, deve-se observar o aparecimento de  sintomas por sete dias.  Caso apresente sintomas gripais neste período, procurar o atendimento médico. 

03- Pessoas que vivem na mesma residência de um indivíduo sintomático suspeito ou confirmado: manter isolamento social por pelo menos sete dias e observar aparecimento de sintomas. Fazer contato com a empresa em que trabalha para definição de afastamento com a área de Recursos Humanos da empresa.

04- Qualquer indivíduo sintomático suspeito ou confirmado: manter isolamento domiciliar em cômodo separado dos demais familiares. Alimentar-se separadamente da família. Usar máscara caso precise estar no mesmo ambiente que outros familiares.

05- O exame do “cotonete” (PCR/Antígeno) só deve ser colhido em indivíduos  sintomáticos entre o 4º e o 7º dia a partir do início dos sintomas. Esse exame não deve ser colhido em pessoas sem sintomas.

06- Exame de sangue (sorologia ou teste rápido) só pode ser colhido depois de 14 dias do início dos sintomas – diretriz do Ministério da Saúde. Não há indicação de colher em pessoas sem sintomas.

07- Qualquer que seja o caso, sempre manter toda a rotina de precaução: usar máscara, distanciamento social, higiene frequente das mãos e não tocar boca, olhos e nariz. 

Saiba mais sobre o novo coronavírus:

http://unimed.me/W9-Cy