Voltar

Programa de prevenção de fratura é implantado em Limeira

Programa de prevenção de fratura é implantado em Limeira

Programa de prevenção de fratura é implantado em Limeira

19 Março 2021

A Unimed Limeira passa a integrar, de maneira inédita no município, o programa internacional “Capture The Fracture”, desenvolvido em todo mundo pela Fundação Internacional de Osteoporose (IOF). Com esse programa, a cooperativa se torna referência nos cuidados de prevenção de fraturas secundárias.

De acordo o médico ortopedista da Unimed Limeira, Dr. André Guilherme Marini, responsável pela implantação do programa, a prevenção da fratura secundária é um tratamento específico ao paciente que já teve um osso quebrado e tem a probabilidade elevada de nova fratura.

“Geralmente são pessoas na terceira idade ou próximas a ela e que já tiveram uma fratura por fragilidade. Isso ocorre quando há a quebra de um osso devido a um trauma de baixa intensidade”, explica o médico.

Marini ressalta que agora o programa entra na fase da busca ativa pelos pacientes atendidos na Unimed Limeira e que já tiveram uma fratura. “Esse trabalho de prevenção envolve todos os ortopedistas do corpo clínico e será desenvolvido com o apoio da equipe multidisciplinar do Espaço Viver Bem, que fará o contato e o acompanhamento com a extensão do tratamento médico”, destaca.

O ortopedista avalia que o programa amplia o bem-estar e a qualidade de vida, aumentando a prevenção de fraturas que podem ser graves. “Em nível mundial, o número de fraturas por fragilidades vem aumentando. As pessoas estão vivendo mais e com isso surgem na medicina novos desafios, sendo um deles evitar que ocorram as fraturas por fragilidade”, conclui.

 

Palestra com equipe multidisciplinar da Unimed Limeira

Apresentação do projeto "Capture The Fracture" com o médico ortopedista da Unimed Limeira, Dr. André Guilherme Marini