Voltar

Quando duas pandemias se encontram

Quando duas pandemias se encontram

Quando duas pandemias se encontram

28 Agosto 2020

Este ano o Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29 de agosto, traz uma reflexão ainda mais importante por conta da pandemia de Covid-19. O tabagismo que é considerado uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde é a principal causa evitável de doença e morte no Brasil e demais países.

O médico pneumologista e clínico geral, Dr. Danilo Gullo Ferreira explica que pacientes diagnosticados com Covid-19 e que são fumantes estão sujeitos a desenvolver a forma mais grave da doença, pois o fumo é um fator de risco. “O cigarro ajuda na diminuição da imunidade e também piora a capacidade pulmonar com o agravamento do paciente”, ressaltou.

Sobre o uso de cigarros eletrônicos e narquilé, o médico destaca que são tão prejudiciais quanto o cigarro tradicional. “Sabemos que um cigarro tem mais 4 mil substâncias, sendo que aproximadamente 50 são canceríginas. No caso do narquilé ou cigarro eletrônico, isso pode ser muito maior, não sabemos o quanto o indivíduo inala de substâncias cancerígenas”, afirmou.

Para quem deseja parar fumar, o especialista reforça que o acompanhamento médico e psicológico é necessário para diminuir a síndrome de abstinência, seja com uso de medicamento ou não.