Voltar

Unimed Limeira participou de ação fundamental no auge da pandemia

Unimed Limeira participou de ação fundamental no auge da pandemia

Unimed Limeira participou de ação fundamental no auge da pandemia

14 Janeiro 2021

Durante 2020 a Unimed Limeira criou ações preventivas e de combate ao novo coronavírus que foram determinantes para minimizar o impacto da pandemia entre os clientes, funcionários e médicos. A cooperativa também realizou campanhas voltadas para informar a comunidade sobre as medidas de prevenção da doença.

 

De maneira inédita, a Unimed Limeira firmou parceria com a Secretaria de Saúde de Limeira e os outros hospitais da cidade para a estruturação da Unidade de Referência Corononavírus (URC) para atender exclusivamente casos de saúde agravados pela covid-19.

 

Além da instalação de equipamentos de ponta, foram destacados profissionais altamente especializados do Hospital Unimed Limeira para o atendimento aos clientes na unidade. Cerca de 80% dos médicos intensivistas da cooperativa prestaram atendimento aos clientes na URC durante o período mais crítico.

 

O diretor-superintendente da Unimed Limeira, Dr. Danilo Gullo Ferreira, explicou que ao estruturar a unidade de atendimento no prédio de um hospital, Limeira foi umas das únicas cidades que não precisou atender pacientes em hospitais de campanha. “A URC tem toda uma estrutura hospitalar diferente dos hospitais de campanha. Ela foi estruturada com leitos de UTI, enfermaria e Pronto Atendimento exclusivo para os casos de covid-19”, afirmou.

 

Coordenador da URC, o médico cooperado da Unimed Limeira, Dr. Cesar Vanderlei Carmona, explicou que infelizmente está doença que assola o mundo tem comportamento muito diferente de todas as outras que a humanidade já enfrentou e a conduta com cada paciente poderia mudar várias vezes ao dia. “Foi fundamental a iniciativa para que o atendimento aos casos mais graves fosse centralizado, com equipe multidisciplinar especializada (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas com experiência em pacientes graves, assim como todos os outros colaboradores na unidade) que se tornou muito unida e que discutia constantemente os próximos passos no atendimento a cada paciente” explicou.

 

Também como parte da estratégia de enfrentamento, no auge da pandemia o Hospital Unimed Limeira recebeu pacientes de covid-19, porém com o Pronto Atendimento próprio para os casos, posto de enfermaria e leitos separados. “Criamos protocolos específicos para o atendimento e internação. Assim garantimos a segurança que os clientes precisam ao usar o hospital”, ressaltou Dr. Danilo.