Voltar

Profissionais da Unimed passam por treinamento em AVC

Profissionais da Unimed passam por treinamento em AVC

Profissionais da Unimed passam por treinamento em AVC

10 Janeiro 2020

Um atendimento simulado de paciente com AVC (Acidente Vascular Cerebral) foi realizado no Hospital Unimed Limeira no mês de dezembro. A ação envolveu os profissionais que estavam de plantão no Pronto Atendimento.

O simulado ocorreu sem que a equipe do hospital soubesse, foi utilizado um cliente oculto e todo o exercício foi acompanhado por uma auditora do projeto Angels. Este projeto é uma iniciativa que surgiu na Alemanha em 2015 com o objetivo de qualificar os centros de AVC existentes nos hospitais.

Segundo a enfermeira Karla Leal Trevisan, educadora científica do projeto Angels, a Unimed está passando há sete meses por etapas do programa. “A monitoria nos fornece dados para avaliarmos se os protocolos de atendimento estão dentro das normas, e assim propor melhoria para o processo com foco na segurança do paciente”, explicou.

Ao termino do simulado ocorreu uma reunião com os envolvidos para a avaliação e comunicado a todos que o tempo de atendimento para o tratamento estava dentro do esperado. Outros simulados ocorreram para alinhamento do processo.

 

Curso Intensivo

Entre as etapas do projeto Angel, foi realizado em Junho e Novembro um curso de capacitação com mais de 100 profissionais para atendimento ao paciente com AVC. Além da equipe médica, participaram as equipes multidisciplinares do Pronto Atendimento, UTI e Unidades de internação do Hospital Unimed Limeira.

Durante o treinamento foi apresentado o padrão para tratamento e os resultados esperados com um procedimento adequado para casos de AVC. Outro ponto destacado foi a detecção rápida dos sintomas com o início do protocolo para o atendimento das vítimas.