Voltar

Reuniões e dinâmicas ajudam familiares de bebês internados.

Reuniões e dinâmicas ajudam familiares de bebês internados.

Reuniões e dinâmicas ajudam familiares de bebês internados.

29 Janeiro 2020

Um encontro quinzenal é realizado com as mães e pais dos recém-nascidos internados na UTI Neonatal do Hospital Unimed Limeira. Este momento dos familiares com a equipe multidisciplinar do hospital tem o objetivo de compartilhar experiências, dividir as preocupações e somar empatia entre os participantes.

 

“Cada pessoa vive uma realidade e tem percepções diferentes, apesar de estar no mesmo lugar e conviver no dia a dia”, destacou Laís Tomazini, psicóloga da UTI Neonatal do hospital. Ainda segundo ela, este momento de compartilhar a vivência com outras pessoas que estão passando a mesma situação muda o olhar e aumenta a capacidade de resiliência.

 

A psicóloga explicou que são realizadas dinâmicas com os familiares visando o fortalecimento do vínculo. Essa ação alinhada ao Jeito de Cuidar da Unimed também tem um impacto positivo na equipe do hospital. “Recebemos o retorno das mães e se for preciso reavaliamos nossas ações de rotina para sempre cuidar dos recém-nascidos e delas”.

 

Para a mãe Milena Ferraz, que participa das reuniões, essa atividade ajuda a pensar e olhar de uma forma diferente. “A dor vira amor, medo vira esperança, obstáculo vira força. Pois enfrentamos juntos. Bebês e mamães, frágeis, mas guerreiras”, reforçou.

 

Juliana Maria de Souza, enfermeira coordenadora da UTI Neonatal, participa dos encontros e repassa para toda a equipe as informações e sugestões colhidas com os pais. “Este é um momento difícil onde estão com medo, incertezas e angústias. É fundamental sentirem que estamos aqui para cuidar da saúde e bem-estar do bebê e da família”, contou.