Maternidade e Parto Adequado

Maternidade e Parto Adequado

Maternidade

A Maternidade do Hospital Unimed Limeira oferece assistência especializada, ambiente agradável e infraestrutura para atender às necessidades das mães e dos recém-nascidos (RN). O neonatologista recepciona o RN em sala de parto e o pediatra o acompanha até a alta hospitalar. Os primeiros cuidados com o bebê são feitos pela berçarista em Sala de Parto. Na sala de parto todos os recém-nascidos recebem uma dupla identificação através de pulseiras no punho e tornozelo com a mesma numeração da pulseira da mãe. Após, são levados para a sala de recuperação pós-anestésica em contato “pele a pele” onde a amamentação é estimulada. O 1º banho é realizado pela enfermagem no alojamento conjunto.

O sistema de alojamento conjunto é estruturado para oferecer orientações e cuidados às puérperas e aos recém-nascidos. As instruções são realizadas por uma equipe multidisciplinar. Durante a permanência na unidade, o recém-nascido é submetido aos testes de Reflexo Vermelho (teste do olhinho) e Triagem Auditiva Neonatal. Após a alta médica, todas as parturientes podem receber a visita domiciliar de uma enfermeira do Espaço Viver Bem para avaliação do binômio e esclarecimento de possíveis dúvidas. O teste do pezinho deve ser feito do 3º ao 7º dia de vida, na APAE ou Unidade Básica de Saúde. Lembrando que este é um exame de extrema importância.

 

Segurança

O sistema de circulação de pessoas no ambiente hospitalar é monitorado por câmeras de segurança, e no momento da saída do Hospital o porteiro confere a pulseira da mãe com a pulseira do recém-nascido.

Parto Adequado

O Projeto Parto Adequado (PPA) é uma iniciativa conjunta da  Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), do Hospital Israelita Albert Einstein e do Institute for Healthcare Improvement (IHI), com o apoio do Ministério da Saúde, a ser implementado em hospitais privados e públicos, visando à melhoria da atenção ao parto. O projeto tem como objetivo mudar o modelo de atenção ao parto, promovendo o parto normal, qualificando os serviços de assistência ao pré-parto, parto e pós-parto e favorecendo a redução de cesáreas realizadas antes de 40 semanas de gestação; com isso reduzindo internação de recém-nascidos em UTI neonatal por prematuridade.

O Hospital Unimed Limeira foi selecionado para participar com o projeto piloto e criar modelos inovadores de atenção ao parto, capazes de promover a melhor qualidade ao cuidado e segurança da mulher e do bebê.

O Pré-Parto foi reestruturado para garantir a assistência segura e com qualidade para o binômio, oferecendo às gestantes duas salas de PPP (pré-parto, parto e pós-parto imediato) equipadas com camas próprias para o trabalho de parto, banheiro exclusivo para a gestante e equipamentos que auxiliam no trabalho de parto, como bolas e banquinhos. Além de uma equipe de médicos, enfermeiras obstetrizes e técnicas de enfermagem capacitadas para acompanhar o trabalho de parto e fazer com que este momento se torne agradável e inesquecível para a gestante e sua família.