O Canal de Ética é o principal meio para relatar as condutas que julguem inadequadas aos princípios do Código de Conduta e de comunicação sobre a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

Os processos de apuração são realizados pelo Comitê de Conduta e Ética, de forma sigilosa.

A Unimed Litoral não tolera retaliação e a não confidencialidade com quem relata através do Canal de Ética, tratando todos os assuntos de forma confidencial e anônima.

 

O que pode ser reportado no Canal de Ética?

Infrações às diretrizes do Código de Conduta; Infrações legais, normativas, fraudes, desvios, assédios moral e sexual, furtos, corrupção, suborno, conflito de interesses, segurança da informação, falsidade ideológica, exercício ilegal da profissão, LGPD, dentre outros.

Todos os relatos de violação enviados através do Canal de Ética serão analisados pelo Comitê de Conduta e Ética, que emitirá, sempre que for identificada uma transgressão, parecer contendo a descrição dos fatos, as análises realizadas com respectivas evidências, as conclusões, as recomendações e os planos de ação. Tais recomendações ou planos de ação podem determinar a revisão e eventual alteração de processos, bem como, impor medidas educativas ou disciplinares.

 

Atenção: Queixas de público externo sobre qualidade dos serviços devem ser relatos ao SAC.

Este canal deve ser utilizado exclusivamente para o relato de situações que se caracterizem ou pareçam se caracterizar como desvios de conduta ética, comunicação sobre a LGPD ou de violações a leis, regulamentos e políticas internas da Unimed Litoral. 

 

Para registrar uma ocorrência, utilize o formulário abaixo:

Canal de Ética

Você pode fazer uma denúncia anônima ou identificada. A opção identificada é voltada para situações onde o denunciante se disponibiliza a ser contatado para esclarecimento de possíveis dúvidas sobre a denúncia fornecida. Lembrando que a veracidade das informações relatadas são de responsabilidade do denunciante. Registros identificados são muito importantes para um processo de averiguação rápido e objetivo. Todas as informações são tratadas de forma sigilosa e sua identidade estará protegida. Esse NÃO é o serviço adequado para relato de situações emergenciais, que apresentem ameaça iminente à vida, porque os relatos enviados através deste serviço podem não receber uma resposta imediata. É importante que o relato seja completo e detalhado, pois isso tornará a apuração mais precisa e rápida. Não se esqueça de incluir no relato: • O quê? (Descrição da situação) • Quem? (Nome das pessoas envolvidas, inclusive testemunhas) • Quando? (Data em que aconteceu, acontece ou acontecerá a situação) • Onde? (Local do relato- Em qual núcleo) • Por quê? (A causa ou motivo) • Quanto? (Se for possível medir valor por exemplo) • Provas? (Se elas existem e onde podem ser encontradas)

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