Inclusão de Beneficiários

Inclusão de Beneficiários

No portal do beneficiário você também consegue realizar solicitações de inclusão!

É importante destacar que por questões legais, os processos relativos à inclusão de beneficiários deverão ser impressos e assinados pelo responsável da empresa e pelo beneficiário titular e, obrigatoriamente, encaminhados à Unimed Litoral. Nestas duas situações, os processos serão efetuados somente após a entrega dos respectivos formulários.

Os recursos tecnológicos fornecem a seus usuários uma melhora significativa na qualidade e no controle de seus processos, oferecendo mais facilidade de administração e gerenciamento das organizações e, consequentemente, o fortalecimento da relação entre Unimed Litoral e seus beneficiários.

Em caso de interesse, dúvidas e/ou sugestões da utilização da ferramenta, por favor, entre em contato com o gestor do seu contrato na Unimed Litoral. Sua opinião é muito importante para a melhoria do processo.

 

Abaixo você confere material explicativo que auxilia no processo de inclusão individual de beneficiários:

Você também pode fazer download do arquivo detalhado em pdf clicando aqui.

 

PASSO 1

Acessar a área exclusiva do cliente, com login e senha fornecidos pela operadora:

Clicar no link abaixo:

 

 

Na página abaixo deverá ser especificado o Tipo de Usuário “Estipulante/Contratante” e inserido Nome e senha do Usuário.


 

Caso ainda não possua contrato de plano de saúde ativo, e/ou está realizando uma nova contratação, será necessário clicar em “Proposta de adesão” no canto esquerdo e preencher o usuário e senha que foi informado pelo vendedor.

 


 

 

PASSO 2

Clicar no menu Beneficiário ou Proposta de adesão

 

 

 

PASSO 3
Clicar no submenu Incluir beneficiários e no botão Novo

 


 

 

PASSO 4

Incluir Titulares. Preencher os campos conforme os dados pessoais dos beneficiários, os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório.

 


 

 

PASSO 5

É necessário informar a data de admissão do titular na empresa e produto caso a empresa tenha mais de um.

Quanto o motivo de inclusão for selecionado “Inclusão de beneficiário motivada por portabilidade de carências” será necessário o preenchimento dos campos Portabilidade.

 

No campo Arquivo podem ser anexados os documentos necessários para o processo de inclusões já informados pelo vendedor, e ao lado deve ser selecionado o tipo documento que está sendo anexado (aceito os formatos de arquivo: zip, pdf, doc e jpg), após clicar em confirma. O anexo dos documentos não descarta a obrigatoriedade da entrega da ficha de inclusão original.


 

 

PASSO 6

Para que o processo seja concluído a inclusão deverá ser liberada, clicar no campo liberar solicitação.

 


 

Observação: Efetuada a liberação do titular, novos beneficiários dependentes poderão ser incluídos. Ao final de cada processo de inclusão de dependente se faz necessário “liberar a solicitação”.


PASSO 7

Incluir Dependentes: Realizar o mesmo passo a passo do titular à cima e após isso há a necessidade de vincular um titular, selecionar:

Titular existente:
Titular que
já possuí plano ativo pela empresa.
• Titular em processo de inclusão:
Titular que está sendo incluso acompanhado dos dependentes.


 

Após clicar na lupa, selecionar o titular desejado

 

 

Informar o “Grau de parentesco”.

 


 

Observação: Ao final do processo de inclusão de dependente se faz necessário liberar a solicitação.

 


 

 

PASSO 8


Impressão: após concluída a inclusão, para a impressão da Ficha cadastral do titular e dependentes (se houver) seguir o passo abaixo:

 

Beneficiário” ou “Proposta de adesão”/ “Incluir beneficiários” / clicar no ícone imprimir (imagem abaixo).

 


 

Nota1: Independe da inclusão, se Titular e/ou dependente, o ícone a ser clicado deverá obrigatoriamente ser o ícone ao lado da solicitação de inclusão do titular do plano.

Nota 2: Quando inclusão for apenas de Dependente, o ícone a se clicado deverá obrigatoriamente ser o ícone ao lado da inclusão do dependente.

 

Abaixo você confere material explicativo que auxilia no processo de inclusão por lote de beneficiários:

 

 

PASSO 9
 

Inclusão de beneficiários por lote: nesta opção é possível importar um arquivo de inclusão contendo vários beneficiários, para isso a empresa precisa gerar um arquivo seguindo um layout específico (solicitar ao gestor de carteira ou vendedor o layout de importação), segue abaixo detalhes do processo de importação do arquivo:

 


 

 

Ao realizar a importação o portal identifica a necessidade do preenchimento de alguma informação na tela a seguir.

 


 

Quando a apresentar no campo “Situação” a informação de “Com inconsistências” será necessário clicar no campo “Detalhe” e verificar o que precisa ser corrigido.

 


No campo data de adesão deve ser informada a data de adesão pretendida pela empresa, respeitando as regras de vigência pré estabelecidas.


Os beneficiários que possuem uma pasta com um X vermelho precisam ser corrigidas, é preciso clicar na pasta para o portal mostrar qual informação está pendente.

 


 


Para correção será necessário clicar em detalhe e preencher a informação solicitada.

 

 

Após preenchido o campo, descer até o final da dela e confirmar o ajuste clicando no botão “Confirma”.

 


Clicar em voltar para confirmar a importação do arquivo.

 


Clicar em “Confirma” para confirmar a data de adesão e “Voltar” para liberar o lote

 

 

Clicar em detalhe e seguir o passo 8 para imprimir as fichas de inclusão.

 

-