Voltar

Análise Prospectiva de Quedas

Análise Prospectiva de Quedas

Análise Prospectiva de Quedas

2 Janeiro 2020

De modo geral, a hospitalização aumenta o risco de quedas, pois os pacientes se encontram em ambientes não familiares e muitas vezes estão doentes ou realizam procedimentos que predispõem à queda. Estudos apontam as quedas como um evento de alta incidência no ambiente hospitalar, estando diretamente relacionado à segurança do paciente e podendo aumentar os dias de internação e interferir na recuperação do mesmo. 

Diante deste cenário, a prevenção de quedas tem se tornado uma questão prioritária na área da saúde em âmbito mundial, sendo uma das metas internacionais de segurança da Organização Mundial da Saúde (OMS) e um dos protocolos do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP).

Uma das ferramentas utilizadas em nosso Hospital, para redução deste risco, foi a ANÁLISE PROSPECTIVA DE QUEDAS. Uma equipe multiprofissional composta por colaboradores de diversas áreas promoveu uma grande ação em todo hospital, com objetivo de identificar possíveis riscos para incidência de quedas na instituição, e após, definir estratégias e aplicar ações corretivas e preventivas relacionadas. Para esta equipe, identificar as circunstâncias que possam causar quedas foi fundamental para um melhor entendimento de como e porquê esses eventos acontecem no ambiente hospitalar. 

 

Além da análise prospectiva, outras ações são realizadas em nosso hospital para evitar quedas. Sendo elas:

 

  •  Instituição do protocolo de prevenção de quedas e monitoramento dos eventos relacionados; 

 

  • Avaliação diária do risco do paciente pelo enfermeiro, com aplicação de escala específica; 

 

  • Uso de pulseira de sinalização no paciente com risco de quedas;

 

  • Sinalizações visuais em todas as áreas de risco; 

 

  •  Avaliação da independência funcional (autonomia para realizar atividades do dia a dia - como caminhar) pelo fisioterapeuta em pacientes dependentes e com alto risco; 

 

  •  Treinamentos específicos para as equipes que realizam transporte de pacientes dentro do hospital para que o cuidado seja realizado em tempo integral; 

 

  •  Ações de conscientização para colaboradores realizadas pelo núcleo de segurança do paciente (NSP) durante todo ano; 

 

  • Orientações aos pacientes, familiares e acompanhantes durante período de internação hospitalar. 

 

Nosso objetivo é assegurar ao paciente um cuidado multiprofissional e um ambiente cada vez mais seguro, envolvendo e mobilizando a todos, incorporando uma cultura de prevenção e segurança.