Voltar

COLONOSCOPIA

COLONOSCOPIA

COLONOSCOPIA

 

A colonoscopia é o exame visual da mucosa do cólon (intestino grosso). Um tubo flexível (colonoscópio) é introduzido pelo ânus, passando pelo reto, sigmóide, cólon descendente, transverso e ascendente, chegando até o ceco. Em alguns casos é possível a inspeção do segmento distal do intestino delgado (íleo terminal).


Para permitir uma boa avaliação da mucosa, seu intestino deve estar livre de qualquer resíduo sólido. Para isto, você deverá seguir rigorosamente o preparo que lhe foi orientado. Atualmente, duas formas de preparo estão disponíveis:


No Hospital Unimed Litoral os exames são realizados sempre sob anestesia com a presença de um anestesiologista.


Para maior conforto e segurança contamos com o que há de mais moderno em suporte e monitorização. Nestas condições, o procedimento é praticamente indolor.


O exame tem duração aproximada entre 20 e 30 minutos. Dependendo da necessidade de algum procedimento associado, como biópsia, por exemplo, este tempo pode aumentar. Devido à sedação/anestesia recebida, é indispensável a presença de um acompanhante maior de idade. Antes do exame, médicos e enfermeiras da endoscopia estarão à sua disposição para esclarecimento de dúvidas.


É importante que você informe sobre exames realizados anteriormente, se tem alergias ou se já apresentou reações a algum tipo de medicação. Será necessária a assinatura de um termo de consentimento, autorizando a realização do exame e da anestesia.


Você deve comparecer ao hospital em jejum, conforme orientação recebida anteriormente. Após ser colocado em uma posição confortável (decúbito lateral esquerdo), uma veia será puncionada para a administração dos sedativos e/ou anestésicos. Um cateter de oxigênio será instalado abaixo do nariz.


Ao término do exame permanecerá na sala de recuperação até seu total restabelecimento, que dura de 30 minutos a uma hora e término do desjejum que lhe será oferecido. Poderá sentir um leve desconforto abdominal causado pela insuflação de ar. É importante não dirigir, operar máquinas ou tomar decisões importantes logo após o procedimento.