Constipação intestinal

Constipação intestinal

24 Agosto 2017

A constipação intestinal, também conhecida como prisão de ventre, pode causar desconforto abdominal, dor de cabeça e até mesmo alterações de humor. E bons hábitos alimentares contribuem para a melhora deste quadro.

 

Confira algumas dicas que as nutricionistas da Equipe Multi prepararam para lhe auxiliar a manter uma dieta mais equilibrada:

 

A constipação intestinal ou obstipação, caracteriza-se por alteração no trânsito do intestino grosso, com diminuição do número de evacuações, fezes endurecidas e esforço à defecação.

 

As principais causas são hábitos alimentares errôneos como: baixo consumo de frutas e verduras, pouca ingestão de água, alimentação pobre em fibras, consumo excessivo de proteínas, alimentos industrializados e refinados. Além disso, deve ser levado em consideração a microbiota intestinal (mais conhecida como flora intestinal).

 

Consumir uma quantidade adequada de líquidos todos os dias é fundamental para que as fibras possam agir, facilitando a formação do bolo fecal e o peristaltismo (movimento de contração do tubo digestivo em onda progressiva).

 

O tratamento da constipação constitui na adaptação da dieta, com ingestão de fibras, alimentos funcionais, prebióticos (fibra alimentar presente nos alimentos) e probióticos (micro-organismos vivos), além da ingestão habitual de líquidos e exercícios físicos.

 


Helena Schröder