Dia Mundial da Diabetes

Dia Mundial da Diabetes

14 Novembro 2017

A data tem como objetivo chamar a atenção de toda a população sobre a doença. Estima-se que a população mundial com diabetes seja de 387 milhões de pessoas, e que alcance 471 milhões em 2035!


A Diabetes Mellitus é uma condição crônica caracterizada pela elevação da glicose no sangue. Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, responsável por promover a entrada de glicose nas células do organismo. A falta deste hormônio ou um defeito na sua ação resulta em acúmulo de glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia. O excesso de glicose/açúcar na corrente sanguínea facilita também o desenvolvimento de várias outras doenças, e por isso o controle no consumo de açúcares deve ser diário, inclusive para os não diabéticos.


Diabetes mellitus tipo 1 ou DM tipo 1: É caracterizado por destruição das células beta (que fabricam insulina). Geralmente diagnosticado em pacientes mais jovens e sempre há necessidade do uso de insulina para tratá-los.


Diabetes mellitus tipo 2 ou DM2: É a forma mais comum. 90 à 95% dos casos e caracteriza-se por defeitos na ação e secreção da insulina. É causada por uma interação de fatores genéticos e ambientais.


Os principais sintomas são: cansaço, perda de peso, má cicatrização, aumento no volume de urina, sede excessiva, aumento do apetite, fraqueza e sonolência, visão turva. O diagnóstico é realizado pela dosagem da glicose em jejum (de 8h à 12h, sem dieta específica). Valores acima de 126 mg/dl caracterizam diabetes mellitus.

 

 

 


O Grupo Doce Vida da Unimed Litoral reforça a importância de hábitos saudáveis e preza pela qualidade de vida de quem convive com a Diabetes. Se você busca uma vida mais doce, venha conhecer as atividades elaboradas pela nossa equipe multiprofissional. O Espaço Viver Bem – Complexo de Medicina Preventiva da Unimed Litoral está localizado na Rua Luci Canziani, 395, Praia Brava – Itajaí.

Visite também: www.unimedlitoral.com.br/viverbem