Voltar

ENDOSCOPIA

ENDOSCOPIA

ENDOSCOPIA

 

 

A endoscopia digestiva alta (EDA) é o método diagnóstico de escolha para a visualização do revestimento do esôfago, estômago e primeira porção do intestino delgado (chamada também de “duodeno”). O exame é realizado pela da passagem de um videoendoscópio (tubo flexível com uma câmara na extremidade) através da boca.


No Hospital Unimed Litoral os exames são realizados sempre sob anestesia com a presença de um anestesiologista. Para maior conforto e segurança contamos com o que há de mais moderno em suporte e monitorização. Nestas condições, o procedimento é praticamente indolor.


O exame tem duração aproximada entre cinco e dez minutos. Dependendo da necessidade de algum procedimento associado, este tempo pode aumentar. Devido à sedação/anestesia recebida, é indispensável a presença de um acompanhante. Antes do exame, médicos e enfermeiras da endoscopia estarão à sua disposição para esclarecimento de dúvidas.


É importante que você informe sobre exames realizados anteriormente, se tem alergias ou se já apresentou reações a algum tipo de medicação. Será necessária a assinatura de um termo de consentimento, autorizando a realização do exame e da anestesia.


Após ser colocado em uma posição confortável (decúbito lateral esquerdo), uma veia será puncionada para a administração dos sedativos e/ou anestésicos. Um bocal de plástico será colocado entre seus dentes e um cateter de oxigênio será instalado abaixo do nariz.


Ao término do exame permanecerá na sala de recuperação até seu total restabelecimento (geralmente uma hora) e término do desjejum que lhe será oferecido. Também poderá sentir um leve desconforto abdominal causado pela insuflação de ar. É importante não dirigir, operar máquinas ou tomar decisões importantes logo após o procedimento.