Voltar

ESPAÇO VIVER BEM

ESPAÇO VIVER BEM

ESPAÇO VIVER BEM

1º Setembro 2017

No ano de 2000 a Unimed Litoral implantou um projeto piloto, pioneiro na região, denominado de "Plano Saúde". Em uma área física chamada Complexo de Medicina Preventiva, o projeto deu certo e, dois anos depois, se tornou um novo serviço chamado Unisaúde, atuando com a promoção de saúde e prevenção de doenças, incentivando a prática de exercícios físicos e a  reeducação alimentar, sob a orientação de profissionais capacitados e envolvidos com este novo modelo assistencial.

Atualmente o serviço é chamado Viver Bem. No espaço possuímos academia completa para atividades de musculação, salas de atividade física em grupo, área verde externa para contato com a natureza durante as intervenções. Também possui uma estrutura de consultórios para atendimentos individualizados. Toda esta estrutura é direcionada exclusivamente para o Cliente Unimed Litoral.

Com o fomento da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a Unimed Litoral passou a praticar um novo modelo de atuação, baseado na centralização do cuidado ao paciente. O modelo adotado como piloto segue premissas que garantem uma linha de cuidado adequada às patologias instaladas e o nível de risco é baseado nos fatores críticos que possam acometer a saúde dos pacientes.

Este modelo longitudinal é estruturado paralelamente por duas grandes estratégias. A primeira é chamada de Atenção Personalizada à Saúde - APS, que oferece ações de estruturação do cuidado a pacientes que tem sua autonomia preservada e podem frequentar a estrutura física do Espaço Viver Bem. A segunda estratégia é chamada de Gerenciamento de Casos Complexos - GCC, que surgiu com a finalidade de assegurar o suporte ao cuidado no domicílio de Beneficiários da Unimed Litoral que apresentam fragilidades e/ou algum tipo de limitação funcional incapacitante.

Atenção Personalizada à Saúde

A atuação dentro deste modelo segue os princípios de atenção primária, garantindo o acesso, a continuidade, a coordenação e integralidade do cuidado. As principais atividades abrangem desde os Clientes mais saudáveis até os portadores de Doença Crônica Não Transmissível - DCNT, conforme enquadramento na linha de cuidado e de risco. Todas as ações são executadas por uma equipe multiprofissional capacitada, com o objetivo de acolhimento e vínculo com o paciente, facilitando a aderência aos tratamentos e auxiliando na condução do autocuidado.

Dos Critérios de inclusão:
a) Ser Beneficiário da Unimed Litoral;
b) Estar adimplente com as mensalidades do plano de saúde;
c) Possuir os critérios clínicos enquadrados nas descrições dos programas.

Regras de Utilização:
Para ser incluído no programa, o Beneficiário da Unimed Litoral deverá passar por uma avaliação médica inicial, onde será definida a linha de cuidado e o risco à saúde através de seu histórico e resultados de exames.
Após aderir ao modelo, o Beneficiário receberá um plano de cuidados individualizado que deverá ser seguido conforme orientações e acordos realizados na consulta médica inicial e na consulta de enfermagem.

O plano de cuidados contempla ações programadas, como: avaliações periódicas com o médico(a) de referência do Beneficiário, com o enfermeiro do Programa e com os demais profissionais da equipe multidisciplinar (conforme indicação do plano da linha de cuidado e do risco a saúde), a participação de grupos operativos que podem conter palestras dinâmicas e educativas, atividade física, atividades de relaxamento, grupos psicológicos, rodas de conversas e telemonitoramento periódico.

Critérios de exclusão:
- Ausência de participação efetiva nas atividades dos programas acordados no planejamento terapêutico;
- Beneficiário, familiar ou acompanhante apresentar comportamento e/ou postura inadequada com os profissionais atuantes nas atividades (propostas e acordadas no planejamento terapêutico);
- A não aderência na execução das atividades e orientações acordadas no planejamento terapêutico;
- A extinção, por qualquer motivo, do plano de saúde Unimed Litoral.

Para suportar esta estratégia, foram elaborados grupos de atividades conforme a necessidade de cada demanda. São chamados de programas de atenção a saúde e são agrupados em três públicos-alvo a serem abordados:  

Promoção de Saúde e Prevenção de Doenças

Programas destinados à promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças, incentivando a mudança de hábitos e promovendo uma melhor qualidade de vida.

Movimente-se - voltado para adultos com indicação médica de realização de atividade física. Combate a inatividade física, contemplando aulas de alongamento, funcional, pilates, dança e musculação.

Cegonha - destinado ao empoderamento dos responsáveis (gestante e acompanhante) em relação ao parto consciente, contemplando atividades dinâmicas facilitadas por equipe multiprofissional, abordando os cuidados com a gestação, parto, puerpério e puericultura.

KIDS Crescer Saudável - aborda de forma lúdica a educação alimentar e hábitos saudáveis, sem compromotimento neuropsicomotor. Voltado para crianças entre 7 e 11 anos incompletos, este programa necessita também da participação ativa dos responsáveis a fim de comparecer nos encontros estabelecidos e no acompanhamento das atividades da vida diária.

Zen – Programa de saúde mental destinado a adultos. Com foco no gerenciamento de ansiedade e estresse, proporciona mecanismos que objetivam avaliar, entender e buscar estratégias para o alívio destas condições.

Superestima – destinado à mulheres entre 18 e 50 anos, com objetivo de promover o auto-conhecimento, a auto-aceitação e o empoderamento.  

Combate à Morbidade

Programas com o objetivo de propor mudança de hábitos, na tentativa de minimizar ou evitar agravos ocasionados pelas patologias já instaladas.

Doce Vida – visa o autocuidado do portador de diabetes através de abordagem dinâmica. Estimula-se a adesão de hábitos saudáveis, correta utilização de fármacos, adaptação às restrições e principais os cuidados para evitar multimorbidades.

Hiper Saudável – destinado ao portador de hipertensão arterial sistêmica, tem como objetivo o estimulo ao auto-cuidado através de encontros dinâmicos, abordando o uso de fármacos, hábitos de vida adequados à patologia e combate ao acometimento de multimorbidades.

Reduzir – direcionado aos Beneficiários com o desejo de reeducação alimentar ou perca de peso, através de orientações combinadas com alternativas nutricionais apropriadas. As intervenções oferecem propostas de melhores condições de saúde e adoção de hábitos de vida mais adequados com a  sua condição, evitando assim o risco de acometimento por multimorbidades.

Alívio – exclusivo para portadores de fibromialgia, tem o objetivo de capacitar os Beneficiários a conviver com a patologia e garantir o autocuidado adequado. As atividades são combinadas através de rodas de conversa, atividade física orientada, mecanismos nutricionais de combate a dor e a instalações de multimorbidades.

Alinhar – destinado a portadores de patologia osteoarticular na coluna vertebral, com o objetivo de reestabelecer o parênquima estrutural do corpo humano, através de intervenções práticas que contemplam respiração, fortalecimento, alongamentos e educação em saúde.

Ares - direcionado aos Beneficiários tabagistas e seus familiares, tem como objetivo cessar a utilização de tabaco através de atividades coletivas e individuais, utilizando intervenções medicamentosas e educação em saúde, com foco no autocuidado e no enfrentamento da abstinência.

Reabilitação

Programas destinados à readaptação do Beneficiário após agudização da patologia ou intervenção cirúrgica, evitando o acometimento de complicações e instalação de morbidades.

Respirar – destinado à reabilitação respiratória com o objetivo de reestabelecer as condições de vida, possibilitando a reintegração do indivíduo em suas atividades rotineiras através de intervenções individuais e em pequenos grupos, disponibilizando atividade física orientada e monitorada em encontros educativos, fomentando o autocuidado e a adoção de hábitos de vida adequados com as limitações da patologia, sempre buscando a transição positiva para continuidade efetiva do cuidado.
 
Coração Valente – destinado à reabilitação cardiovascular com o objetivo de reestabelecer as condições de vida, possibilitando a reintegração do indivíduo em suas atividades rotineiras através de intervenções individuais e em pequenos grupos, disponibilizando atividade física orientada e monitorada em encontros educativos, fomentando o autocuidado e a adoção de hábitos de vida adequados com as limitações da patologia, sempre buscando a transição positiva para continuidade efetiva do cuidado.

GESCO – destinado aos Beneficiários com indicação médica para cirurgia bariátrica, tem como objetivo acompanhar o processo de preparação, execução e pós-intervenção cirúrgica através de ações individuais, em grupo e a distância, possibilitando o máximo de cuidado na readaptação   com a nova condição de vida, capacitando o Beneficiário e seus familiares para a adoção de hábitos de vida adequados.

Gerenciamento de Casos Complexos

Com o objetivo de garantir a Atenção Integral aos Beneficiários da Unimed Litoral, foi criado o Gerenciamento de Casos Complexos – GCC, que visa possibilitar o acompanhamento dos pacientes que apresentam algum tipo de fragilidade e dependência parcial ou total. Através de atividades no domicílio e em reuniões coletivas com foco na educação em saúde, busca-se fornecer um adequado acompanhamento e gerenciamento do cuidado. As atividades desta modalidade abrangem o paciente (beneficiário), seus responsáveis e seu cuidador, conforme enquadramento na linha de cuidado e do risco. Todas as ações são executadas por equipe multiprofissional capacitada, com o objetivo de acolhimento, vínculo e suporte nas atividades complexas do cuidado no domicílio.

Dos Critérios de Inclusão:
- Ser Beneficiário Unimed Litoral;
- Estar adimplente com as mensalidades do plano de saúde;
- Possuir os critérios clínicos enquadrados nas descrições dos programas;
- Possuir critérios de complexidade exigidos pela modalidade;
- Residir na área de atuação do programa (Camboríu, Balneário Camboriú, Itajaí e Navegantes);
- Possuir cuidador responsável.

Das Regras de Utilização:
Para ser incluído no programa, o Beneficiário da Unimed Litoral deverá passar por uma avaliação inicial médica e de enfermagem, onde será definida a linha de cuidado, o risco à saúde e a fragilidade da condição de saúde através do histórico de saúde, resultados de exames e mensuração da fragilidade.

Após aderir ao modelo, o Beneficiário receberá um plano de cuidados individualizado que deverá ser seguido conforme orientações e acordos realizados durante a visita domiciliar médica, de enfermagem ou do profissional da equipe multiprofissional.
O plano de cuidados contempla ações programadas, como: visita domiciliar periódica com o médico(a) assistente do paciente, com o enfermeiro do programa e com os demais profissionais da equipe multidisciplinar, conforme indicação do plano de atividades da linha de cuidado e do risco à saúde, assim como a participação dos cuidadores nas capacitações (que podem conter palestras dinâmicas e educativas, atividade e rodas de conversas e telemonitoramento periódico).

Critérios de Exclusão:

- Ausência de participação efetiva do cuidador do Beneficiário nas atividades dos programas acordados no planejamento terapêutico;
- Beneficiário, familiar ou acompanhante apresentar comportamento e/ou postura inadequada com os profissionais atuantes nas atividades (propostas e acordadas no planejamento terapêutico);
- A não aderência na execução das atividades e orientações acordadas no planejamento terapêutico;
- A extinção, por qualquer motivo, do plano de saúde Unimed Litoral.

Com o propósito de conduzir o cuidado adequado no domicílio, foram elaborados cinco programas de atenção à saúde com foco exclusivo ao paciente no domicílio:

Programa de Capacitação de Cuidadores - tem como objetivo capacitar o familiar/cuidador quanto as atividades de vida diária, higiene e conforto, cuidados com a pele, alimentação, dispositivos invasivos, sondas, medicamento e movimentação com o paciente dependente.

Programa de Prevenção de Infecções - tem como objetivo atuar na prevenção de infecções comunitárias e em complicações infecciosas relacionadas a doença de base.

Programa de Prevenção de Quedas –   tem como objetivo agir proativamente no risco de queda ou trauma no domicílio. As intervenções são realizadas por médicos e profissionais de equipe multiprofissional, com foco na avaliação da adaptação do ambiente e da capacidade de fornecimento do cuidado adequado.

Programa de Manutenção e Recuperação da Integridade da Pele – tem como objetivo garantir o cuidado adequado, através de avaliação e atuação precoce nas condições fisiológicas e de fatores externos que possam oferecer risco à integridade da pele.

Programa de Monitoramento e Recuperação da Autonomia – tem como objetivo avaliar constantemente a capacidade de autocuidado do paciente e do contexto familiar no qual está inserido. Através de ferramentas que detectam pontos de vulnerabilidade e instrumentalização do agente responsável pelo cuidado, este programa busca agir proativamente no contexto da residência, evitando deficiência da assistência e garantindo um cuidado adequado à condição de saúde.

 

Caso tenha interesse em algum de nossos Grupos, entre em contato e solicite sua inscrição:

-

Nome do Beneficiário:

Data de nascimento:

Email:

Número da Carteirinha:

Nome do Grupo:

 

Prestador:

Telefone do Prestador:

Quem indicou:

Mensagem:


-
Canais de comunicação e meios de pesquisa:
site: www.unimedlitoral.com.br/viverbem
e-mail:  espacoviverbem@unimedlitoral.com.br
telefone: (47) 3247-6900
Endereço: Rua Luci Canziani, 395 – Praia Brava, Itajaí/SC.
*atendemos em horário comercial de segunda à sexta-feira