Voltar

Fevereiro roxo

Fevereiro roxo

Fevereiro roxo

19 Fevereiro 2019

O mês de fevereiro marca a Campanha de conscientização do diagnóstico precoce de três doenças neurodegenerativas: Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia.

 

Conheça um pouco sobre cada uma delas:

  • Alzheimer: uma doença incurável degenerativa que compromete de forma lenta e progressiva funções cerebrais como linguagem, memória, cálculo e comportamento.

  • Lúpus: doença inflamatória e autoimune que pode afetar articulações, pele, rins, células sanguíneas, cérebro, coração e pulmões.

  • Fibromialgia: dor muscular e fraqueza generalizadas são os sintomas mais comuns.
     

Embora nenhuma delas tenha cura, os tratamentos adequados podem proporcionar uma melhor qualidade de vida aos pacientes, amenizando assim alguns sintomas.

 

Marcelo Zalli, neurologista, alerta para a importância do diagnóstico precoce: “Hoje é fundamental para que possamos atuar conjuntamente com familiares e retardar a progressão da doença e suas complicações”.

 

No mundo todo a população está envelhecendo cada vez mais, o que aumenta as doenças neurodegenerativas, como a demência. Entre elas, a Doença de Alzheimer é a mais prevalente. “Por meio de pesquisas desenvolvidas sabe-se que a degradação das proteínas relacionadas com a doença de Alzheimer começa anos antes dos aparecimento dos sintomas iniciais. O próximo passo da neurociência é desenvolver medicamentos que retardem o aparecimento da doença com base nessas pesquisas”, comenta o especialista.

 

O Espaço Viver Bem, serviço exclusivo para clientes Unimed Litoral, disponibiliza grupos de prevenção e reabilitação que auxiliam na busca pela qualidade de vida. Entre eles, os grupos Alívio e Ativar têm como foco pacientes com fibromialgia e perda de memória (independente dos níveis). Saiba mais sobre o Espaço Viver bem clicando aqui.