Voltar

Hospital Unimed conquista certificação ONA III

Hospital Unimed conquista certificação ONA III

Hospital Unimed conquista certificação ONA III

14 Dezembro 2017

 

O Hospital da Unimed Litoral, em Balneário Camboriú, recebeu na tarde da última terça-feira (12) a certificação ONA nível 3 – Acreditação com Excelência.

A Acreditação é um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde oferecida para estabelecimentos que aceitam ser submetidos a rigorosas auditorias (que passam por todas as áreas, desde o atendimento até a alta gestão). Trata-se, em outras palavras, de um selo de qualidade, sempre pensando no melhor atendimento e segurança dos pacientes.

Desde sua fundação, em 2009, o Hospital Unimed destaca-se como referência em qualidade dos serviços prestados. Com o upgrade para nível III o empreendimento passa a ser o único da região acreditado nesta categoria - sendo o quinto a alcançar tal feito em todo o estado de Santa Catarina. “Esse momento é muito marcante para nossa história, somos um hospital jovem, e já construímos grandes conquistas. E todos nós, pacientes, médicos e colaboradores, ganhamos em segurança e qualidade assistencial, o que nos difere ainda mais da maioria dos hospitais em nossa região", comenta Mário Silva, Diretor de Serviços Próprios da Unimed Litoral.

A gestão da Qualidade na Unimed Litoral teve início em 2012, quando o Hospital alcançou a Acreditação ONA Nível 2. Desde então o estabelecimento vem mantendo este nível com auditorias de manutenção a cada oito meses. "Sem dúvida a experiência vivida foi muito rica, aprendemos que juntos somos mais fortes, que a comunicação é fundamental para que nossos esforços deem certo e que com trabalho, dedicação e coragem, podemos chegar a lugares mais altos! Tenho muito orgulho de fazer parte de tudo isso. E após essa consolidação do nível 3, novos desafios virão e não fugiremos deles, pois a preocupação constante com a melhoria contínua é fundamental para que sejamos uma instituição a frente de nosso tempo”, comemora a Superintendente Técnica da Unimed Litoral, Dra. Christiane Ramos Deringer. 

A acreditação, mais do que um selo, é a garantia de ainda mais segurança e qualidade nos processos. Por isso a Unimed Litoral agradece aos seus médicos cooperados e colaboradores pelo envolvimento na busca pela acreditação, sem esquecer de agradecer aos clientes pela confiança depositada em seus serviços.

Cuidar de você. Esse é o plano - Unimed Litoral

 

Conheça o Programa de Acreditação ONA:

A ONA foi fundada em 1999 por entidades públicas e privadas do setor de saúde. Sua criação está ligada às mudanças que ocorreram após a Constituição de 1988, que definiu a saúde como um direito de todo cidadão. Desde sua criação, a ONA coordena o Sistema Brasileiro de Acreditação - SBA, que reúne organizações e serviços de saúde, entidades e instituições acreditadoras em prol da segurança do paciente e da melhoria do atendimento.

ONA nível 1: intitulado “Acreditado”. Para instituições que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais.

ONA nível 2: intitulado“Acreditado Pleno”. Para instituições que, além de atender aos critérios de segurança, apresentam gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades.

ONA nível 3: intitulado “Acreditado com Excelência”. O princípio deste nível é a “excelência em gestão”. Uma Organização ou Programa da Saúde Acreditado com excelência atende aos níveis 1 e 2 , além dos requisitos específicos de nível 3. A instituição já deve demonstrar uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.