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Nutricionista da Unimed Litoral fala sobre a importância de fortalecer a imunidade na pandemia

Nutricionista da Unimed Litoral fala sobre a importância de fortalecer a imunidade na pandemia

Nutricionista da Unimed Litoral fala sobre a importância de fortalecer a imunidade na pandemia

Melhorar a imunidade, a defesa natural contra doenças, se tornou um dos temas mais relevante na pandemia porque, na ausência de remédio eficaz contra a  covid-19, é o organismo do paciente que luta contra a enfermidade.

A nutricionista do Núcleo de Atenção à Saúde da Unimed Litoral, Regina Beatriz Costa, preparou uma lista de alimentos e recomendações que aumentarão a imunidade, confira:

Beba água. É preciso ingerir no mínimo 30ml a 40 ml de água para cada quilo de peso, portanto se você tem, por exemplo, 70 Kg, precisa beber de 2,1 a 2,8 litros diariamente.

Nenhum alimento sozinho é capaz de prevenir ou curar infecções.

Evite o consumo de alimentos processados e ultraprocessados que são pobres em nutrientes, ricos em açúcares e gorduras, pois além de alterarem nossa imunidade eles contribuem para o aumento do peso e a ansiedade.
 

Fontes de vitamina A: cenoura, batata doce, manga, couve e folhas de brócolis.

Fontes de vitamina C: kiwi, goiaba, frutas vermelhas, salsa, frutas cítricas, brócolis e talos de couve. 

Fontes de vitamina D: peixes, ovos e cogumelos.

Fontes de vitamina E: azeite de oliva extravirgem, abacate, avelã, semente de girassol e castanhas.

Fontes de zinco: sementes, castanhas, amêndoas, nozes, cereais integrais e espinafre. 

Fontes de Omega 3: peixes, sementes, amêndoas, castanhas e nozes.
 

Manter a saúde intestinal também contribui para nossa imunidade, podemos encontrar benefícios em prebióticos (cebola, alho, farinha de banana verde, biomassa de banana verde, batata doce, batata yacon) e fibras (frutas, verduras, legumes e cereais integrais). 

Dormir é fundamental, mantenha boas noites de sono. 

Pratique atividade física regular. 

Evite o estresse, ocupe o tempo com atividades que tragam prazer como ouvir música, ler, conversar por vídeo chamada com pessoas da família e amigos etc.

Não fume, beba moderadamente.

Aproveite o sol.

 

Regina Beatriz Costa 
Nutricionista clínico-funcional
CRN 10 2552