Voltar

Hospital Unimed passa por atualização da ONA III e busca pela Qmentum

Hospital Unimed passa por atualização da ONA III e busca pela Qmentum

Hospital Unimed passa por atualização da ONA III e busca pela Qmentum

8 Janeiro 2020

Ser reconhecida pela excelência em segurança para o paciente e possuir qualidade na assistência médica são alguns dos propósitos da Unimed Litoral. As metodologias e normas de avaliação e qualidade são verdadeiros parâmetros para pacientes que desejam contar com tratamento de excelência em momentos de maior fragilidade. É o cumprimento de critérios, como os elencados pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que tornam o Hospital Unimed acreditado com excelência.

.
Nos dias 12 e 13 de dezembro de 2019 foram realizadas novas visitas de manutenção da ONA III no HU, onde o hospital manteve a sua colocação (a instituição é acredita no maior nível da ONA desde 2017). A manutenção da certificação salienta a preocupação da cooperativa com a qualidade, segurança e agilidade de seus processos. “As acreditações são processos onde as instituições voluntariamente buscam para aperfeiçoar seus processos de Qualidade. Com as acreditações conseguimos demonstrar o quanto a instituição se preocupa com Qualidade e Segurança no Atendimento prestado ao cliente. Outro ganho é a transformação da Cultura Organizacional baseado nos padrões Internacionais, além da preocupação com a Qualidade de vida dos colaboradores, afinal para cuidar do paciente precisamos de pessoas sadias (corpo e mente)”, explica Suzini Werner, enfermeira da qualidade.

 

 

Novo ano, novos objetivos:

.
Desde janeiro do ano passado o HU está em busca de uma nova certificação de qualidade e segurança assistencial. O Qmentum International é um modelo de avaliação de serviços de saúde, que tem por objetivo certificar que determinadas organizações atendem aos requisitos internacionais de governança e boas práticas assistenciais. A metodologia, aplicada em mais de 30 países, orienta e monitora os padrões de alto desempenho em qualidade e segurança, possibilitando a melhoria contínua dos processos, desde a identificação dos pacientes, higienização, protocolos, administração de medicamentos e entre outros procedimentos.

.
Nos dias 16 e 17 de janeiro deste ano o hospital irá receber a última visita de preparação para Certificação. Conhecida como Mock Survey, a visita simulada de acreditação acontece com uma equipe especializada. Já a visita oficial de Acreditação será nos dias 18, 19 e 20 de março, onde a Instituição irá receber quatro avaliadores internacionais, brasileiros e um avaliador sênior canadense.

.
“Outro aspecto relevante que passamos a fazer desde o início do projeto Qmentum foi o como estamos devolvendo esse cliente para a sociedade, qual a Qualidade de vida desse cliente após ter passado pela Instituição, pois isso demonstra a qualidade nos nossos serviços e a preocupação com a saúde desse cliente após a alta. Então, de maneira geral, eles nos colocaram para refletir sobre o nosso papel não terminar no momento da alta”, conclui Suzini.

.
O preparo para a recepção da auditoria final aconteceu através de auditorias internas e eventos ao longo do ano, onde foram abordadas as ROP’s (Práticas Organizacionais Recomendadas). O alcance da nova certificação será a efetivação da visão do hospital, bem como a consolidação das boas práticas recomendadas de processos de qualidade, da Governança ao Operacional, reconhecidos internacionalmente.