Voltar

Primeiros cuidados com o bebê

Primeiros cuidados com o bebê

Primeiros cuidados com o bebê

21 Agosto 2017

A chegada de um bebê envolve inúmeras descobertas. A rotina dos pais ou cuidadores muda completamente com a chegada do recém-nascido. São dúvidas, palpites e orientações vindas de todos os lados. Pensando nisso, destacamos os principais cuidados referente à saúde e imunidade dos bebês. Confira:

 

 

IMUNIDADE

Segundo a médica Carla Ramos, pediatra, alguns cuidados são extremamente importantes nos primeiros dias de vida da criança, como por exemplo o controle de visitas. “Devemos ser conscientes nos primeiros 15 dias. Limitar as visitas aos familiares mais próximos (avós, tios e padrinhos), ter cuidado com a higiene das mãos, evitar a presença de outras crianças e animais de estimação que não sejam da casa, e priorizar o descanso do bebê no berço (bebê conforto ou carrinho).

A atenção também deve ser redobrada durante os primeiros três meses em relação à decoração dos ambientes em que o bebê dormirá, evitando: protetores de berço, bichos de pelúcia, nichos, tapetes e cortinas de tecido, pois são acumuladores de ácaros e poeira caseira e podem comprometer a saúde.

Outro ponto importante é evitar circular com o recém-nascido em ambientes públicos ou fechados com grande circulação de pessoas, pois nesta etapa eles ainda estão desenvolvendo a imunidade".

 

 

ALIMENTAÇÃO

O leite materno é um alimento completo e indicado até os dois anos de idade, sendo exclusivo até os primeiros seis meses. Após esse período, alguns alimentos sólidos podem ser introduzidos na alimentação. Confira alguns alimentos ricos em vitaminas e minerais:

 

Ferro: brócolis, espinafre, couve, feijão, beterraba.

Vitamina C: acerola, laranja, kiwi, cenoura.

Potássio: banana, abacate, tomate.

 

É importante ressaltar que os alimentos não devem conter sal ou açúcar até a criança completar dois anos de idade, evitando assim qualquer alimento industrializado (em caixas, pacotes ou conservas).

 

 

VACINAS

Segundo o site Brasil Escola, as vacinas são substâncias que possuem como função estimular nosso corpo a produzir respostas imunológicas a fim de nos proteger contra determinada doença. Elas são produzidas a partir do próprio agente causador da doença, que é colocado em nosso corpo de forma enfraquecida ou inativada.

 

 

PRIMEIROS EXAMES


Helena Schröder


Sugestões

Seu feedback é importante para nós. Por favor, envie-nos suas sugestões.

Este campo é obrigatório.
Este campo é obrigatório.
Este campo é obrigatório.