Voltar

RN-277 – Qualidade e esforço que resultam em ouro!

RN-277 – Qualidade e esforço que resultam em ouro!

RN-277 – Qualidade e esforço que resultam em ouro!

13 Dezembro 2018

Estar preparado para cuidar de alguém é sempre um grande desafio, pois exige conhecimento, sensibilidade, atitude e dedicação. Este desafio aumenta diante de um ambiente profissional em constante evolução como o da saúde, no qual vidas dependem de um atendimento de excelência. Não é algo simples de atingir e muito menos de mensurar. Para isso, existem ferramentas externas de renome que atestam a qualidade aplicada nos fluxos e métodos diários. A Resolução Normativa 277 (apelidada RN-277) foi criada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e faz parte do Programa de Acreditação de Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde. Ela tem como objetivo ser o alicerce para uma melhoria contínua da qualidade assistencial, aumentando a qualidade da prestação dos serviços. Para isso, utiliza critérios de avaliação que possibilitam a identificação e solução de problemas por parte das operadoras de planos de saúde com mais consistência, segurança e agilidade.

O programa de acreditação de operadoras tem como base 7 dimensões, compostas por 147 requisitos específicos da área da saúde e alguns focados no Sistema de Gestão da Qualidade. As Sete Dimensões são: 1 - Programa de Melhoria da Qualidade (PMQ), 2 - Dinâmica da Qualidade e Desempenho da Rede Prestadora, 3 - Sistemática de Gerenciamento das Ações dos Serviços de Saúde, 4 - Satisfação dos Beneficiários, 5 - Programas de Gerenciamento de Doenças e Promoção da Saúde, 6 - Estrutura e Operação e 7 - Gestão.

Tão importante quanto a conquista foram os passos que demos para chegar nela, pois criamos uma base que é mantida até hoje e será aperfeiçoada ainda mais com o passar dos meses. Confira esta trajetória!

Maio de 2015 - Início do Projeto Mare - Desenho dos processos;

Agosto de 2016 – Unimed Litoral ingressa no Programa Qualifica (programa da Fundação Unimed que visa auxiliar o Sistema Unimed na obtenção desta acreditação);

Outubro de 2016 – Concluídas todas as entregas de fluxos ao Mare;

Novembro de 2016 – Nomeação do Grupo Responsável pelo Programa de Melhoria da Qualidade na Operadora (GPMQ);

Maio de 2017 - Foi nomeado como médico do Grupo da Qualidade o Diretor Superintendente Administrativo Dr. Sandro Tadeu Novelletto;

Dezembro de 2017 - Concluído o programa Qualifica. Unimed Litoral é avaliada com 98% de conformidade e encerrado o EAD com 100% de aprovação de nossos colaboradores;

Junho de 2018 - Nomeação e redefinição do papel dos Monitores da Qualidade;

Julho de 2018 - Unimed Litoral passou pela Auditoria de Diagnóstico, com o objetivo de avaliar os processos e práticas para levantar os gaps e oportunidades de melhorias, para adequação e conformidade;

Outubro de 2018 - A Unimed Litoral passou pela Auditoria de Certificação da Operadora onde atingiu a pontuação máxima, sendo avaliada como Nível Ouro.

 

Confira o que os colaboradores e gestores por trás da certificação tem a dizer:

Para mim um bom processo é aquele em que as pessoas têm facilidade de fazer as coisas certas e dificuldade de cometer erros. Por este motivo que a conquista da Certificação da RN 277 vem nos garantir que estamos no caminho certo da qualidade e melhoria contínua de nossos processos internos. #orgulhoemfazerparte ”

Paula dos Santos Fernandes (Monitora da Qualidade - SSGA)


 

A certificação da nossa operadora é o resultado pelo qual tanto trabalhamos, não por um título, ele é muito importante, mas principalmente por todas as melhorias, e profissionalização da organização. Certamente estamos colhendo todos os benefícios que esta certificação proporciona, nosso foco será sempre na excelência dos processos e atendimento realizados aos nossos clientes, cooperados e colaboradores.”

Jaqueline Jorge (Analista da Qualidade – Operadora)


 

Fazer qualidade no contexto organizacional é sempre um grande desafio, pois tira a alta gestão, as lideranças e os colaboradores da zona de conforto. O rigor, a padronização, o controle são inerentes a gestão da qualidade. Porém passado a fase de adaptação desta nova cultura as áreas começam a colher os frutos de todo este processo de profissionalização. Conquistar a certificação da RN277 é um orgulho pessoal e profissional, pois além de presenciar o crescimento da Unimed Litoral foi gratificante perceber o engajamento das equipes em prol desta conquista. Parabéns a todos! Orgulho é o que define este momento”.

Tatiane Bombardelli Nez (Coordenadora do DHO)

 

“A Acreditação da Operadora trouxe mais robustez para os processos da empresa, despertando em todos um olhar mais crítico, mais integrador e mais focado na experiência dos clientes. Fazer parte desse momento é uma oportunidade única de desenvolvimento para todos os colaboradores e consequentemente para a organização com ganhos principalmente para nossos clientes. Fazer pela qualidade, esse não é apenas nosso plano, mas sim nosso lema diário!”

Naiana Bernardi (Gerente de Gestão de Pessoas)

 

A experiência da Acreditação na Operadora certamente foi intensa e oportunizou uma evolução empresarial impulsionada pelo engajamento dos colaboradores, pela busca da melhoria contínua, por querermos sempre mais e o melhor para nossos clientes e por gerar valor para a sociedade em que estamos inseridos. Naturalmente quem ganha com isso também são os nossos Cooperados e Colaboradores, pois, além de poderem sentir as melhoras em nossos processos, ainda estão mais seguros por fazerem parte de uma empresa sustentável, com os pés no presente mas com os olhos no futuro. Acredito que o esforço de todos foi imprescindível para alcançarmos este grande objetivo. Por muitas vezes achávamos que seria impossível, mas juntos provamos que quando estamos focados não há desafio que não possa ser superado. Sou grato por poder contribuir para a melhoria da Qualidade na Unimed Litoral. Um abraço nível máximo!”

Daniel Tórmena (Diretor Operacional)

 

Lembramos que a qualidade é um exercício contínuo que depende de todos. É imprescindível que todos os dias os fluxos sejam mantidos como alinhados, que o atendimento ao cliente seja claro e assertivo e que todos tenham a certeza de sua importância nessa questão para que o processo do qual fomos destaque gere ainda mais frutos. A Unimed Litoral agradece a todos os colaboradores que demonstraram por meio desta conquista que mais uma vez a união de todos faz a diferença!