Voltar

Sala de capacitação e simulação - Hospital Unimed

Sala de capacitação e simulação - Hospital Unimed

“Quando proporcionamos a união da teoria com a prática, fazemos conexão com a realidade”.

Sala de capacitação e simulação - Hospital Unimed

“Quando proporcionamos a união da teoria com a prática, fazemos conexão com a realidade”.

14 Janeiro 2019

O Hospital da Unimed Litoral agora conta com um espaço diferenciado para os treinamentos das áreas assistenciais: uma sala de capacitação e simulação! O espaço irá permitir aos Colaboradores a conexão da teoria com a prática, possibilitando vivências mais próximas da realidade assistencial, em busca do aperfeiçoamento das habilidades e maior visão da realidade em que estão inseridos.

Daniella Honório, enfermeira da Educação continuada, acredita que é necessário manter a equipe em um constante processo educativo, com a finalidade de aprimorar a assistência prestada aos pacientes. “O Serviço de Educação Continuada acredita que esse processo é uma incessante busca e renovação do saber fazer, com possibilidades de crescimento e desenvolvimento das equipes, contribuindo assim para as competências e qualificações das mesmas”, comenta .

A sala de Capacitação e Simulação possui: um simulador avançado adulto, um simulador recém-nascido e outro pediátrico, todos articulados e de tamanhos reais, com genitálias masculina e feminina. Permitem procedimentos técnicos para suporte de vida, tais como: manobras de Reanimação Cardiorrespiratória (RCP), introdução de tubo endotraqueal, braço realístico para treino de injeções, kit de simulação de ferimentos, ostomias, introdução de sondas - vesical, uretral e retal, entre outras técnicas.

Para Leandro Firme, administrador hospitalar, o espaço foi idealizado para se tornar um campo de inovação, aprendizado e interação entre as equipes multiprofissionais. “Com tecnologia e estrutura de ponta, o novo espaço tem condições de receber e treinar profissionais nas diversas técnicas assistenciais. As simulações serão captadas e gravadas pelas câmeras e sistema de som distribuídos pela sala, o que facilitará a reprodução dos treinamentos, abrangendo e multiplicando o conhecimento para mais profissionais no pós e em tempo real. Sem dúvidas a nova estrutura equipara-se as existentes em hospitais de referência de grandes centros. O conhecimento e a inovação constante é a bola da vez, estamos certos que a semente está plantada e certamente colheremos bons frutos”, comenta.

O desenvolvimento das equipes tem impacto na melhoria das condições de trabalho, na interação da equipe com a instituição, na habilidade das técnicas, no aperfeiçoamento, atualização e aprimoramento, pois refletem diretamente no bom desempenho dos Colaboradores. Propicia condições de apoio, agilidade no atendimento, aumentando a produção e qualificação da assistência prestada”, finaliza Daniella."