Voltar

Semana da Enfermagem 2019 – Cuidando de quem cuida

Semana da Enfermagem 2019 – Cuidando de quem cuida

Semana da Enfermagem 2019 – Cuidando de quem cuida

30 Maio 2019

No dia 12 de maio é celebrado o Dia Internacional do Enfermeiro. A data foi oficialmente reconhecida em 1974 e foi escolhida como homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a "mãe" da enfermagem moderna. Ainda em clima reconhecimento, o Dia Nacional do Técnico de enfermagem é celebrado no dia 20 de maio.

Em homenagem a estes profissionais tão importantes na área da saúde, a Unimed Litoral realizou sua tradicional Semana da Enfermagem entre os dias 13 e 17 de maio, que este ano abordou o tema “Cuidando de quem cuida”, dedicada aqueles que vivem o propósito de cuidar.

 

 

 

A programação iniciou com repleta de muitas risadas, com a peça teatral de "Florence não morreu", representada pelo grupo de teatro Os Mequetrefes. Florence, a dama da Lâmpada e seu soldado da guerra da Crimeia, trouxeram muita diversão relembrando à origem do cuidado.

Na noite de quarta-feira (15) contamos com a Apresentação emocionante do Coral Unimed Litoral, que apresentou as músicas “Dia especial” - da banda Cidadão Quem, “Como é Grande o meu Amor por você” - de Roberto Carlos, “A Paz” - verão da banda Roupa Nova, e “Conquistando o Impossível” - de Jamily. . Logo após, Marciano Cunha ministrou uma palestra com o tema: "Enfermagem: Expressão do amor tornada visível".

Na quinta e sexta-feira, os colaboradores receberam um momento de relaxamento e bem-estar no “Mini SPA”, que contou com consultoras de maquiagem, aplicação de Reiki, Alinhamento energético, design de sobrancelhas e massagem corporal. “O ambiente foi pensado para que os colaboradores pudessem relaxar no seu momento de folga e de alguma forma serem reconhecidos pelo seu trabalho', comenta Daniella Honório, enfermeira da Educação Continuada - Qualidade Hospital Unimed.

 

Confira o depoimento de alguns colaboradores sobre a Semana da Enfermagem 2019:

 

Ana Santos, enfermeira auditora do Hospital, fala sobre as ações realizadas na semana: “Na maioria das vezes estamos acostumados a participar de cursos, palestras ou treinamentos na Semana da Enfermagem, e o modelo que nos foi presenteado aqui no HU nos faz sentir importantes e reconhecidos pelo trabalho que fazemos diariamente para os pacientes, seja direta ou indiretamente. Passados os dias da Semana da Enfermagem, ficamos com uma agradável sensação de momentos bem vividos de trocas afetivas e muita energia renovada. À Dani Honório e aos demais organizadores do evento , nosso carinho, reconhecimento e agradecimento pelo trabalho competente e dedicado que foi realizado, que nos proporcionaram oportunidades únicas de relaxamento, descanso, beleza e valorização profissional. Por mais semanas de enfermagem como esta”.

 

Andréa Zimmermann - técnica de enfermagem do Centro de Diagnóstico por Imagem: "Foi maravilhosa do início ao fim. A recepção da nossa Florence do HU foi sensacional! Cada dia foi planejado para nós com muita dedicação e carinho. A palestra com Marciano Cunha foi um momento muito bom de reflexão, e tivemos o prazer de ouvir lindas canções pelo coral da Unimed, que emocionou a todos nós. E o que foi nosso SPA? Sem palavras para agradecer todo cuidado e carinho conosco, parabéns a todos profissionais envolvidos, sem dúvidas fechou a semana com chave de ouro. Todos os dias acordo com alegria para ir trabalhar, pois tenho a certeza que fiz a escolha certa, amo minha profissão, amo fazer parte da família Unimed. Enfermagem é a arte de cuidar incondicionalmente, é cuidar de alguém que você nunca viu na vida, mas mesmo assim, ajudar e fazer o melhor por ela. Não se pode fazer isso apenas por dinheiro, isso se faz por e com amor!

 

Janaina Nascimento, técnica de enfermagem do Centro Cirúrgico: "Em 18 anos de profissão nunca tive uma homenagem como esta. Me emocionei com o coral, contaram lindamente "MARAAAVILHOSOOO". E ainda fui sorteada com um belo brinde. Muito feliz mesmo de fazer parte da Unimed Litoral". 

 

"Queremos agradecer primeiramente a colaboração dos gestores e envolvidos na elaboração das atividades propostas durante a Semana e aos colaboradores que se fizeram presentes. Enquanto Qualidade buscamos promover momentos de reflexão, relaxamento e acima de tudo reconhecimento para aqueles que vivem o cuidado diariamente, e ficamos imensamente felizes com os feedbacks positivos que recebemos de todos, comprovando assim o alcance do nosso propósito. Obrigada a todos", finaliza a equipe da Qualidade do Hospital Unimed.