Voltar

ULTRASSONOGRAFIA

ULTRASSONOGRAFIA

ULTRASSONOGRAFIA

 

A ultrassonografia é uma técnica de diagnóstico baseada em imagens, que utiliza ultrassom para visualizar músculos e órgãos internos (seu tamanho, estrutura e possíveis patologias ou lesões, bem como sua rede vascular e fluxo sanguíneo). A ultrassonografia é amplamente usada na medicina para diagnósticos, podendo ser utilizada para realizar procedimentos terapêuticos como guia, como em biópsias e coleta de fluidos.

 
Ultrassom é a onda sonora com freqüências superiores a 20.000 ciclos por segundo (Hz), acima dos níveis de audibilidade humana. O equipamento chamado de transdutor envia ondas sonoras até a área a ser estudada, que as reflete para o transdutor novamente e depois são convertidas em imagens bidimensionais. A captação dessas imagens são em tempo real, mostrando instantaneamente a posição dos órgãos internos, tecidos e o fluxo sanguíneo.


Um gel devidamente aquecido é usado para parelhar o transdutor e o paciente, facilitando a visualização das imagens pelo médico executante.


Você não deve sentir nenhuma dor durante o exame, porém, às vezes, para obter uma imagem ideal é preciso pressionar ou fazer uma certa inclinação do transdutor, o que pode gerar desconforto. Os exames internos como o transvaginal e o transretal, não provocam dores para a maioria dos pacientes.

 
No dia de seu exame você deve seguir o preparo repassado no dia de seu agendamento, pois ele é a parte principal para a execução de um bom exame e consequentemente para a descrição de um bom laudo.


O CDU AGRADECE A SUA COMPREENSÃO


O CDU pede sua compreensão caso tenhamos algum atraso nas agendas. Isto pode ocorrer, pois no decorrer dos exames o paciente pode não colaborar, se movimentando ou não tendo realizado o preparo adequado. Por vezes temos que atender pacientes que são oriundos do Pronto Atendimento de nosso Hospital, do andar de internação ou de outros hospitais da região, o que também pode gerar algum atraso na agenda.