Voltar

Unimed Litoral orienta os pacientes que apresentarem sintomas leves de gripe ou covid-19

Unimed Litoral orienta os pacientes que apresentarem sintomas leves de gripe ou covid-19

Sistema de Inteligência artificial auxilia médicos a monitorarem a evolução dos pacientes

Unimed Litoral orienta os pacientes que apresentarem sintomas leves de gripe ou covid-19

Sistema de Inteligência artificial auxilia médicos a monitorarem a evolução dos pacientes

-


A Unimed Litoral reforça a recomendação para que as pessoas com sintomas leves de gripe ou covid-19 (eles podem ser semelhantes), entrem em contato com a Central de Atendimento de Covid-19 para receber orientações médicas.

A Central de Atendimento de Covid-19 da Unimed Litoral funciona diariamente, os 7 dias da semana, das 8h às 22h, pelo fone 3267-4470.


O atendimento é especializado e, através da entrevista telefônica, o paciente será orientado sobre as providências necessárias.
 


MONITORAMENTO


Ao entrar em contato com a  Central de Atendimento Covid-19, o paciente passará a ser monitorado por um sistema de inteligência artificial, através da troca de mensagens por Whatsapp, com uma equipe médica que acompanhará a evolução dos sintomas.
 
“Numa parceria com a startup Nina Tecnologia, implantamos essa solução baseada em Inteligência  Artificial da IBM, para auxiliar a equipe médica e multidisciplinar no monitoramento de pacientes com sintomas gripais” explicou Ronaldo Kohler, Gerente de Tecnologia de Informação  e Relacionamento com o Cliente da Unimed Litoral.
 

 

SINTOMAS E CUIDADOS


Os sintomas da covid-19 costumam ser tosse, febre, falta de ar, dores musculares, dor de garganta, perda de paladar ou olfato, diarreia e dor de cabeça. 

“Neste momento em que a pandemia parece ganhar novo impulso, e com a chegada do frio, as pessoas devem redobrar as cautelas, praticando ao máximo o isolamento social e tomando os cuidados já conhecidos por todos que são o uso de máscaras, higienização frequente das mãos, evitar aglomerações etc.” destacou o presidente da Unimed Litoral Dr. Umberto João d´Ávila.

Central de Atendimento de Covid-19 - Diariamente, os 7 dias da semana, das 8h às 22h, pelo fone 3267-4470


Perguntas e resposta sobre covid-19

O que é  a covid-19?
É uma doença, causada por um vírus da família Coronavírus, que foi descoberta no final de 2019, cujos sinais e sintomas podem variar de quadros leves (como de uma gripe comum) até quadros  respiratórios graves.

Quem é mais vulnerável à covid-19?
Pessoas com baixa imunidade, idosos e pacientes com pressão alta, doenças cardíacas, pulmonares, câncer, diabetes.

Como o vírus se espalha?
Através de gotículas liberadas no ar quando uma pessoa infectada tosse ou espirra, ou através do contato com superfícies e objetos contaminados.

Quanto tempo o vírus sobrevive nas superfícies?
O vírus é novo e a ciência ainda tem muitas dúvidas, mas os estudos indicam que ele pode persistir numa superfície, de horas a dias (isso varia de cada composição de superfície). A regra é sempre higienizar as superfícies, objetos e locais que possam estar contaminados.

Quais os produtos ideais para limpar as superfícies?
Água e sabão; água sanitária; desinfetantes em geral; álcool líquido, com concentração entre 60% e 80%, etc. Para as empresas, uma opção eficiente e econômica são os desinfetantes a base de quaternário de amônio de 4ª geração, como o usado no Hospital da Unimed Litoral, inclusive em suas áreas cirúrgicas.

Como me protejo contra a doença?
Se você integra o grupo de risco precisa ficar em isolamento social.
Todas as pessoas, quando tiverem contato com outras, devem manter a distância de dois metros; usar máscara e não ter contato físico, inclusive apertos de mãos.
Não promover aglomerações.
Uma das maneiras mais eficazes de evitar diversas doenças, dentre elas a covid-19, é lavar frequentemente, e de forma criteriosa, as mãos com água e sabão. É conveniente que ao retornar da rua a pessoa deixe os sapatos do lado de fora, tome banho e troque de roupa.

Como é diagnosticado o COVID-19?
O diagnóstico é feito através de exame laboratorial específico

Qual é o período de incubação do COVID-19?
Em média, de 5 a 6 dias, no entanto, pode ser de 0 a até 14 dias após a exposição ao vírus, por isso o isolamento para quem teve contato com doente tem essa duração.

Quais são os sintomas mais comuns da COVID-19?
Tosse, febre, dificuldade para respirar, dores musculares, dor de garganta, perda de paladar ou olfato, diarreia e dor de cabeça.

Se eu sentir sintomas o que devo fazer?
Fique em casa e ligue para seu médico ou para a Central de Atendimento de Covid-19 da Unimed Litoral, pelo fone 3267-4470. Você só deve sair de casa e ir ao hospital se estiver sentindo falta de ar.

 

Central de Atendimento de Covid-19 da Unimed Litoral, pelo fone 3267-4470, atende todos os dias da semana, das 8h às 22h.

0800 472 100
Atendimento 24 horas


 

Fontes: Unimed Litoral; Ministério da Saúde do Brasil e Universidade Johns Hopkins.