Voltar

Unimed Litoral realiza II Curso de Atualização de Ventilação Mecânica

Unimed Litoral realiza II Curso de Atualização de Ventilação Mecânica

Unimed Litoral realiza II Curso de Atualização de Ventilação Mecânica

29 Setembro 2020

A equipe de fisioterapia e o corpo clínico do Hospital da Unimed Litoral receberam, nos dias 26 e 27 de setembro, o II Curso de Atualização em Ventilação Mecânica, visando aprimorar os processos e cuidados desse recurso fundamental utilizado pelos profissionais durante a pandemia da covid-19.

 

O curso, em formato online, foi apresentado pelo professor  Ângelo Roncalli,  referência nacional no tema. A especialização foi organizada pela Unimed Litoral e contou com a participação de fisioterapeutas convidados das Unimeds de Chapecó, Joinville e Sorocaba.

 

O curso de ventilação é uma grande oportunidade de aprender ou atualizar os manejos em ventilação mecânica, ainda mais em tempos de pandemia, quando recebemos pacientes graves e saber manejar bem a ventilação faz toda diferença. Ter a oportunidade de realizar um curso de atualização, ainda mais com alguém referência no assunto, é um grande privilégio. O professor  Ângelo, além de ser um excelente profissional, é bastante didático, o que facilita o aprendizado”, enfatizou a fisioterapeuta Nikole Colombi, que trabalha no Hospital Unimed, em Balneário Camboriú.

 

A fisioterapeuta da Unimed Chapecó, Fernanda Flores Desessards, uma das convidadas externas, agradeceu a oportunidade de se atualizar, proporcionada pela Unimed Litoral, destacou a qualidade do II Curso de Atualização de Ventilação Mecânica e lembrou que o professor Ângelo Roncalli tem sido uma referência no assunto, desde antes da pandemia e “mais ainda neste momento de evolução da fisioterapia hospitalar e quebra de paradigmas em nosso serviço.”

 

A médica Dra. Dayane Gusso, intensivista da UTI do Hospital Unimed Litoral, reconheceu a relevância do curso para o aprimoramento profissional, opinião compartilhada pelo Dr. Gunnar Leonardo Chandorá, da Coordenação Médica da Internação Clínica e do Departamento de Urgência e Emergência da Unimed Litoral, que destacou “o notável domínio que o Ângelo tem sobre o assunto. Foram muitos exemplos práticos colocados de forma clara e didática. Sou muito grato à Unimed Litoral ter proporcionado mais esta oportunidade de aprimoramento das equipes.”