Voltar

Unimentes Brilhantes - encerramento das atividades 2018

Unimentes Brilhantes - encerramento das atividades 2018

Unimentes Brilhantes - encerramento das atividades 2018

26 Novembro 2018

O dia 13 de novembro marcou o encerramento das atividades de 2018 do projeto Unimentes Brilhantes. O encontro foi no Núcleo de Atendimento da Praia Brava (NAPB) e aconteceu em formato de feira de ciências, onde Colaboradores da Unimed Litoral foram jurados dos trabalhos apresentados.

 

O evento estava atrelado ao Dia C do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP), em um “compromisso das cooperativas brasileiras na busca por um mundo mais justo e igual, com milhares de ações voluntárias em uma grande corrente do bem”. Saiba mais em: http://diac.somoscooperativismo.coop.br/

    

O Unimentes Brilhantes está vinculado ao Programa Viver Bem na Escola - um programa institucional do Sistema Unimed. O principal objetivo é promover ações educativas em prol da qualidade de vida. Apostamos na sensibilização de crianças, adolescentes e educadores para que eles atuem como agentes de transformação no ambiente escolar, familiar e na sua comunidade.

Para Sabrina Machado, analista de Sustentabilidade da Unimed Litoral, “a partir da visão de que as crianças e os adolescentes são protagonistas e multiplicadores, o projeto possui a intenção de promover um espaço de inovação e empoderamento, troca de experiências e saberes, assim como desmistificar a relação professor x aluno, pois no projeto eles estão no mesmo grupo, recebendo, compartilhando e interagindo sobre determinado tema. Promover esta nova metodologia com alunos e professores busca deixar um legado na escola, assim como na vida dos participantes”.

Foram 9 encontros durante o ano, que abordaram os seguintes temas: Comunicação não Violenta, Segurança da Escola e Primeiros Socorros, Sexualidade e Métodos Contraceptivos, Nutrição na Adolescência, Acessibilidade e Redução das Desigualdades, Gestão Ambiental e Saúde e Bem-estar através do esporte.

Na Unimed Litoral o Projeto foi adaptado às necessidades da comunidade atendida. O Centro Educacional Municipal Nova Esperança foi escolhido através de solicitação junto a Secretaria de Educação de Balneário Camboriú. De abril a julho de 2018 o projeto beneficiou 38 crianças e 9 professores.

 

O projeto Unimentes Brilhantes se enquadra em 6 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):

 

ODS 3 - Saúde e Bem Estar;

ODS 4 - Educação e Qualidade;

ODS 5 - Igualdade de Gênero;

ODS 10 - Redução das Desigualdades;

ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes;

ODS 17 - Parcerias e Meio de Implementação.