Preocupada em modificar o ambiente em que atua, a Unimed Litoral investiu em 2016 mais de R$ 85 mil em projetos para a comunidade, gerando benefício a mais de 597 pessoas e 67 entidades, com ações voltadas à saúde, ao esporte e a educação em consonância com a Política Estadual de Sustentabilidade.

 

Projeto Surf Comunitário         

 

O Projeto Surf Comunitário tem como finalidade desenvolver a cidadania por meio da prática esportiva. Além de promover o acesso ao esporte às crianças de baixa renda, o Projeto visa disseminar conceitos de prevenção à saúde por meio de atividades educativas, com orientações e palestras para alunos e seus familiares. Esta modalidade atendeu em contra turno 38 crianças e adolescentes de Itajaí. O publico alvo são crianças e adolescentes entre 07 e 14 anos que estejam matriculados no ensino fundamental e médio.

 

 

 

 

 

Projeto FoodBall: Crescer Saudável         

 

O Projeto atendeu filhos de Colaboradores e Clientes da Unimed Litoral, beneficiando 14 alunos com faixa etária de 7 a 12 anos. Proporcionou atividades educativas de promoção da saúde e prevenção de doenças, cultura, lazer e educação através da prática do esporte Futebol. O Projeto objetiva desenvolver a prática do futebol entre crianças e adolescentes, oportunizando-lhes o acesso aos seus direitos pela pra´tica do esporte, do exercício lúdico e de ações sócio-educativas.

 

 

Programa de Atenção a Saúde da Comunidade        

 

Temos uma parceria desde 1998 com APAEs e outras instituições da região de abrangência da Unimed Litoral por meio do atendimento médico, o que possibilita um tratamento diferenciado e de qualidade às pessoas atendidas por estas instituições. Em paralelo a este Programa, há uma parceria desde 2011 com a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Itajaí para disponibilizar às mulheres atendidas 20 mamografias por mês em nosso Centro de Diagnóstico.

 

 

 

 

 

Programa Viver Bem na Escola         

 

O programa prevê a abordagem de temas como saúde, qualidade de vida e prevenção de acidentes ainda no ambiente escolar, onde há espaço para reflexões aprofundadas e oportunidades para discutir e apoiar hábitos de vida mais saudáveis. Neste sentido, o Viver Bem na Escola busca proporcionar aos estudantes aprendizagens significativas, que ultrapassem os muros da escola e sejam incorporadas na rotina familiar, por meio de uma postura investigativa e curiosa frente aos fatos, desafiando-os a construir conceitos sobre qualidade de vida e a refletir sobre a importância de suas escolhas para uma vida mais longa, saudável e feliz. O Programa atua como uma consultoria em saúde para escolas da rede pública de ensino, representadas neste ano pelo CEDIN Angela Dalçoquio (localizado no bairro Imaruí) e 36 Professores de 37 escolas municipais de Itajaí, fomentando temas focados em qualidade de vida do professor, segurança e alimentação saudável, de modo a contribuir para a formação da cidadania de crianças em idade escolar. No período de um ano os professores receberam capacitações de técnicas pedagógicas e temas de saúde como saúde mental, cuidados com a postura, estresse no trabalho e marketing pessoal.