Voltar

Pedra Fundamental do Hospital Unimed Litoral Sul é lançada oficialmente

Pedra Fundamental do Hospital Unimed Litoral Sul é lançada oficialmente

Pedra Fundamental do Hospital Unimed Litoral Sul é lançada oficialmente

A pedra fundamental do Hospital Unimed Litoral Sul, foi lançada oficialmente nesta sexta-feira, 27, em cerimônia realizada na sede da Cooperativa, para autoridades, médicos cooperados, imprensa, dirigentes de outras Unimeds e convidados.

O presidente do Conselho de Administração da Unimed, Dr. Carlos Faria inicialmente fez uma apresentação técnica do empreendimento, logo as autoridades componentes da mesa do evento se pronunciaram e, em seguida, foi aberto para questionamentos da imprensa.

O Projeto de implantação do Hospital Unimed e Centro de Diagnósticos foi aprovado, por unanimidade, em Asssembleia Geral Extraordinária, realizada no dia 18 de julho de 2011.

“A decisão tomada garantirá condições de trabalho aos Cooperados, atendimento aos nossos clientes e permitirá a sustentabilidade da nossa cooperativa, firmando nossa posição no desenvolvimento de Rio Grande e região”, afirma o presidente do Conselho de Administração da Unimed Litoral Sul, Dr. Carlos Faria.

O Hospital ficará localizado na própria sede da Cooperativa, numa área de 6 mil metros quadrados terá um investimento de 25 milhões e uma estimativa de geração de 500 empregos, entre diretos e indiretos. A complexidade é média, dimensionado para 80 leitos de internação, cinco salas de cirurgia e cerca de 15% dos leitos para cuidados intensivos de adulto, pediatria e neonatal.

Os principais serviços oferecidos são centro cirúrgico; centro obstétrico – maternidade com Labor Delivery Room; Internações clínicas e cirúrgicas – adulto e pediátricas; UTI adulto pediátrica e neonatal, Centro de Diagnósticos e Pronto Atendimento.

O dimensionamento será de cinco salas cirúrgicas; 80 leitos de internação; 12 leitos UTI e 11 salas integrando o Centro de Diagnósticos (análises clínicas, Raio X telecomandado, Ultrassonografia, Densitometria Óssea, Mamografia, Tomografia e Ressonância Nuclear Magnética).

O complexo terá uma moderna estrutura físico-funcional, com destaque especial para os requisitos de sustentabilidade, integração inter-setorial, fluxos operacionais, eficiência econômico-financeira atendendo os programas de certificação correspondentes à acreditação nacional e internacional vigentes.

CAPACIDADE E ESTIMATIVA DE PRODUÇÃO

-    80 leitos de internação
-    90% de ocupação
-  3,5 dias de permanência, resultado da interação entre a resolutividade diagnóstica, tecnologia prevista e especialização da equipe multidisciplinar

-    5.100 internações / ano (concentradas em 249 dias + urgência)
-    3.100 cirurgias / ano (60% das internações)
-    510 partos / ano (10% das internações)
-    800 internações / ano - cuidados intensivos de adultos, pediatria e neonatologia (15% das internações)

-    690 internações clínicas – clínica médica e pediatria

-    32.000 exames de ultrassonografia / ano – 4 equipamentos com doppler
-    33.000 exames de RX / ano – 2 equipamentos telecomandados
-    4.500 procedimentos de mamografia / ano – 1 equipamento
-    8.000 exames de densitometria / ano – 1 equipamento
-    4.400 procedimentos de tomografia / ano – 1 equipamento
-    3.300 procedimentos de ressonância / ano – 1 equipamento

Os principais fatos motivadores do projeto foram o cenário de desenvolvimento que vive a região, o compromisso da Cooperativa em garantir a capacidade e qualidade de suas operações frente a sua carteira de clientes; o cumprimento de sua missão em gerar condições adequadas para a prática de uma medicina ética e de qualidade pelos médicos cooperados; o caráter socialmente responsável estimulando o desenvolvimento da infraestrutura de saúde da região e abrindo espaços na Rede Pública de Saúde, o estímulo e suporte que o Sistema Unimed tem oferecido à singular e o apoio que a Unimed Litoral Sul tem recebido através das forças vivas da sociedade.

O Hospital Unimed tem como objetivo oferecer seus serviços aos beneficiários dos planos de saúde do Sistema Unimed, aos seus médicos cooperados e à comunidade da região de abrangência, que compreende os municípios de Rio Grande, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar e Chuí. A previsão de entrar em operação em Julho de 2014.

Vista Lateral - Rua General Portinho





















Vista Frontal - Rua Aquidaban



















Vista Recepção 1






















Vista Recepção 2























Vista Quarto























Vista Sala de Cirurgia



Luciana Pacheco

Fonte: Assessoria de Comunicação