Voltar

Unimed proporciona capacitação em Emergências Médicas

Unimed proporciona capacitação em Emergências Médicas

Unimed proporciona capacitação em Emergências Médicas

A Unimed Litoral Sul proporciona, neste final de semana, sábado e domingo, os cursos de Suporte Básico de Vida e de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia, os quais, fazem parte do Módulo Avançado do Programa de Capacitação em Emergências Médicas da Diretoria de Desenvolvimento Humano (DDH) da Unimed/RS, em parceria com a Faculdade de Medicina da PUCRS.

A coordenação dos cursos é do Prof. Cloer Vescia Alves, médico, com vasta experiência na área de emergência. Participarão 36 colaboradores, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem e 16 médicos cooperados. O objetivo maior é a capacitação de profissionais da saúde (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem) do Atendimento Pré-Hospitalar (APH), tanto do segmento fixo (PA Unimed) quanto do móvel (SOS Unimed).

A sistemática adotada pela DDH possibilita a descentralização das atividades, a partir da edição dos cursos in company. Além de os cursos propiciarem o aprofundamento do conhecimento a respeito das situações clínicas mais prevalentes (cardiovasculares e cerebrovasculares), cabe destacar a proficiência adquirida pelos profissionais no que diz respeito ao manejo prático do paciente em diferentes situações e condições, além de aprimorar a integração entre os elementos da equipe de emergência.

Tais aspectos caracterizam os cursos como referenciais nesta área. Dentre os tópicos abordados, destaca-se:

- Suporte Básico de Vida: Cadeia da Sobrevivência para adulto, criança e lactente; emergências médicas (ataque cardíaco, parada cárdio-respiratória, acidente vascular cerebral; obstrução de vias aéreas por corpo estranho no adulto, na criança e no lactente); reanimação cardiopulmonar (abordagem à vítima, uso de técnicas e manobras para vias aéreas, compressão torácica e ventilação) em adulto, criança e lactente; manejo do desfibrilador externo automático (conhecer, manusear e aplicar o DEA).

- Suporte Avançado de Vida: conteúdos e discussões sobre conceitos de equipe de reanimação, emergências cardíacas e respiratórias, monitorização, manejo do desfibrilador externo automático (DEA), manejo de drogas e acidente vascular cerebral; estações de habilidades abordando DEA, arritmias cardíacas, vias aéreas, avaliação primária (BLS) e secundária (ACLS), fibrlação ventricular (FV) e taquicardia ventricular (TV) sem pulso; estações práticas com avaliação de RCP, emergências respiratórias, taquicardias estáveis e instáveis, assistolia e atividade elétrica sem pulso (AESP).



Luciana Pacheco

Fonte: Assessoria de Comunicação