PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional)

PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional)

O PCMSO visa implementar nas empresas o controle de saúde dos trabalhadores em relação ao trabalho desenvolvido, as condições ambientais e a proteção contra aspectos insalubres que possam comprometer a saúde e o tempo de vida útil dos trabalhadores.

 

PCMSO é previsto na NR-7 envolve um planejamento onde estejam previstas as ações de saúde a serem executadas durante o ano, ou seja os exames a serem executados pelo empregado e sua periodicidade. O PCMSO é elaborado pelo Médico do Trabalho disponibilizado pela Unimed Litoral Sul.

 

A elaboração e implementação do PCMSO é obrigatório a todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, independentemente do número de funcionários, do ramo de atividade ou do grau de risco que apresentam.

 

São desobrigadas de indicar médico coordenador as empresas de grau de risco 1 e 2, com até 25 (vinte e cinto) empregados e aquelas de grau de risco 3 e 4, com até 10 (dez) empregados. As demais empresas devem indicar um médico coordenador para gerir o PCMSO da empresa.

 


Departamento de Saúde Ocupacional

Fonte: Departamento de Saúde Ocupacional