Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente

Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente

O Hospital Unimed Maceió assegura, através da Gestão da Qualidade, a melhoria contínua dos seus processos e serviços baseados em boas práticas, visando à segurança dos clientes, colaboradores, cooperados e fornecedores, e garante a gestão de risco de seus processos e serviços, mediante os mapeamentos e criação de barreiras para eliminá-los ou mitigá-los, norteados por princípios básicos.

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    PRINCÍPIOS BÁSICOS

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    Gerenciamento das não conformidades, acordos interprocessos e interdisciplinares;

    Eficiência dos processos internos, por meio de auditorias internas e mapeamento de processos;

    Atendimento à legislação vigente, bem como requisitos certificadores e institucionais;

    Tomada de decisões baseada na análise crítica de resultados;

    Assistência focada no paciente;

    Promoção da padronização e controle dos documentos da Instituição;

    Fomentação dos protocolos institucionais;

    Levantamento, análise e gerenciamento dos riscos;

    Avaliação dos eventos adversos notificados;

    Notificação de ocorrências à Rede Sentinela e ao Sistema Integrare;

    Monitoramento dos eventos pertinentes à tecnovigilância, hemovigilância e farmacovigilância;

    Desenvolvimento e capacitação dos colaboradores na gestão de risco.

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    Políticas

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    Política da Qualidade e Risco

    Política de Gestão Ambiental

    Política de Identificação do Paciente

    Política de Comunicação Institucional

    Política de Consentimento Informado e Esclarecido

    Política de Custos

    Política de Gestão da Informação

    Política de Homologação de Fornecedores

    Política de Gestão do Acesso

    Política de Segurança do Paciente

    Política de Segurança Patrimonial

    Política da Tecnologia da Informação

    Política de Suprimentos

    Política de Registro Seguro

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    Protocolos de Prevenção

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    Protocolo de Reserva Cirúrgica de Hemocomponente

    Protocolo de Lesão por Pressão

    Protocolo de Prevenção de Queda

    Protocolo de Broncoaspiração

    Protocolo de Higiene das Mãos

    Protocolo de Cirurgia Segura

    Protocolo de Prevenção do Sítio Cirúrgico

    Protocolo de Tromboembolismo Venoso – TEV

    Protocolo de Segurança da Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos

    Protocolo de Identificação do Paciente

    Protocolo de Abreviação de Jejum Pré Operatório e Jejum Para Exames

    Protocolo de Comunicação

    Protocolo de MEWS

    Reserva Cirúrgica de Hemocomponentes

    Uso Racional de Hemocomponentes

    Protocolo de Prevenção de Infecção Primária de Corrente Canguínea- IPCS

    Protocolo de prevenção de Infeccção do Trato Urinário- ITU

    Protocolo de Prevenção de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica – PAV

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    Protocolos Terapêuticos

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    Protocolo de SEPSE

    Protocolo de Pneumonias Comunitárias

    Protocolo de Síndrome Coronariana Aguda

    Protocolo Pediátrico/Neonatal - Sepse pediátrica

    Protocolo de Internação e Assistência ao Trabalho de Parto, Parto Normal e Parto Cesárea

    Protocolo de Assistência ao Recém-nascido na sala do PPP e Centro Obstétrico

    Protocolo Clínico para Fratura de Colo de Fêmur em Idosos

    Protocolo de Cefaleia Pós-punção da Dura-máter

    Protocolo Pediátrico de Asma

    Protocolo Pediátrico de Pneumonia Comunitária

    Protocolo de Diarreia em Terapia Nutricional

    Protocolo de Assistência Nutricional

    Protocolo de Terapia Nutricional

    Protocolo de Infecção Primária de Corrente Sanguínea (IPCS)

    Protocolo de Pneumonia Associada a Ventilação Mecânica (PAVM) Artrite Reumatóide

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    Protocolos Institucionais

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    Protocolo de SEPSE

    Protocolo de Síndrome Coronariana Aguda

    Protocolo de Tromboembolismo Venoso – TEV

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    Comissões Hospitalares

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    Comissão de Controle de Infecção Hospitalar

    Comissão de Ética em Enfermagem

    Comissão de Ética Médica

    Comissão de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde

    Comissão de Homologação de Fornecedores e Prestadores de Serviço

    Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

    Comissão Multiprofissional de Terapia Nutricional

    Comissão Núcleo de Segurança do Paciente

    Comissão de Padronização Farmácia e terapêutica

    Comissão de Prevenção de Risco de Acidentes com Material Perfuro Cortante

    Comissão de Radioproteção

    Comissão de Revisão de Prontuários

    Comissão Transfusional

    Comissão de Gerenciamento do Plano de Prevenção e Controle de Emergência

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    Indicadores Institucionais

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    Gráfico 01

CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS

SELO SUSTENTABILIDADE

Selo Unimed de Sustentabilidade 2020

O Hospital Unimed Maceió conquistou a categoria OURO na edição 2020 do Selo Hospital Unimed de Sustentabilidade, concedido pela Unimed do Brasil. O Selo é um reconhecimento que traz convergência com o que há de mais atual no mercado, incluindo atributos do cooperativismo e especificidades do negócio Unimed, para promover o crescimento sustentável do Sistema, além de dar subsídios para o aprimoramento de práticas de gestão e governança.

SELO 1
SELO 2
SELO 3

ONA

O Hospital Unimed Maceió recebeu a Acreditação com Excelência Nivel 3, da Organização Nacional de Acreditação (ONA).

O Hospital Unimed Maceió possui a Certificação Nível 3 – Acreditado com Excelência pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), conferido por prestar um serviço alinhado com a Segurança do paciente, Qualidade assistencial, e com a Excelência em gestão, além de reafirmar a busca constante da melhoria contínua.

SELO TERAPIA INFUSIONAL

Certificado Internacional de Distinção – Centro De Terapia Assistida – Nível Platina

A Unimed Maceió é a primeira singular no Brasil a ter um Centro de Terapia Assistida certificado internacionalmente por distinção pelo IQG – Health Services Accreditation, instituição acreditadora credenciada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).
A conquista comprova o diferencial da Unimed Maceió, que prima pela excelência no cuidado, focado na qualidade, melhoria contínua, segurança e satisfação dos clientes, colaboradores e cooperados.