Voltar

Ação alerta para riscos do Diabetes

Ação alerta para riscos do Diabetes

Evento reuniu quase 100 pacientes no auditório do CIAS

Ação alerta para riscos do Diabetes

Evento reuniu quase 100 pacientes no auditório do CIAS

12 Novembro 2019

Matheus Tenório
Estagiário da Comunicação

 

Maceió - Na semana do Dia Mundial do Diabetes (14/11), a Unimed Maceió fez uma ação para alertar sobre a prevenção e o controle da doença no seio familiar, com o tema “Diabetes: proteja a sua família”.

O evento foi realizado na segunda-feira (11), das 14h às 17h30, e reuniu quase 100 pacientes do Espaço Viver Bem no auditório do Centro Integrado de Atenção à Saúde (CIAS).

A atividade contou com palestras, meditação, musicoterapia, muita pipoca e frutas distribuídas nos intervalos da programação. Além de aferição de pressão, e testes para saber o nível de açúcar no sangue.

“Esse tipo de ação é essencial. Quanto mais informado, mais o paciente pode cuidar de sua saúde e ter autonomia no cuidado. Um dia ‘D’ como esse serve como alerta, serve para que o paciente diabético sinta-se lembrado. E, para quem não é diabético entender a doença e lembrar ela existe”, afirma a coordenadora da ação e nutricionista do Espaço Viver Bem, Débora Lisboa.

Prevenção

A falta de produção ou a má absorção de insulina no organismo é a causa da doença. A insulina é o hormônio responsável por regular a glicose no sangue. Já a prevenção passa por uma alimentação saudável e pela prática de exercícios físicos durante, pelo menos, 30 minutos diários.

Josina Maria Figueiredo mora em Maceió há 20 anos e é cliente Unimed há 40 anos, desde quando morava na cidade de São Paulo. Ela contou que não tem diabetes, que é participante do Espaço Viver Bem e não perde um evento promovido pela Unimed.

“Depois que a gente chega a uma certa idade, as coisas aparecem mesmo. A Unimed Maceió nos oferece cuidados. Isso é muito importante para nossa vida, não só em questão de prevenções, mas de terapia alternativa. Essa doença [diabetes] é muito silenciosa, então, essa abordagem nos alerta para que possamos nos cuidar mais. A Unimed nos proporciona isso com muito carinho. Principalmente, em saber que temos um plano, mas que esse plano retribui de várias outras formas”, falou a cliente Unimed, Josina.