Voltar

Gestão com Pessoas implanta versão on-line de integração de novos colaboradores

Gestão com Pessoas implanta versão on-line de integração de novos colaboradores

Modelo promove acolhimento e prioriza segurança dos recém-contratados

Gestão com Pessoas implanta versão on-line de integração de novos colaboradores

Modelo promove acolhimento e prioriza segurança dos recém-contratados

11 Maio 2021

 

William Makaisy

Estagiário da Comunicação

 

A Unimed Maceió, por meio da Assessoria de Gestão com Pessoas (AGP), implantou a versão on-line da Integração de Novos Colaboradores. A atualização preza pelos protocolos sanitários exigidos diante da pandemia de coronavírus, e entrega aos participantes um conteúdo completo, didático e revisado sobre a empresa em que acabaram de ingressar, para que, mesmo sem o contato presencial, o novo colaborador sinta-se acolhido. 

 

Segundo Luciana Melo, gerente da Assessoria de Gestão com Pessoas (AGP) da Unimed Maceió, o programa busca trazer acolhimento ao novo colaborador e, devido a pandemia, foi modificado para versão on-line. “O programa Bem-Vindos tem como objetivo realizar o acolhimento, bem como alinhar a identidade organizacional: negócio, missão, visão e valores da organização. Além disso, a equipe de trabalho pode atuar com maior sinergia, aumentando os resultados, pois já são envolvidos diretamente na cultura da empresa”, disse. 

 

A gerente pontua ainda a relevância do processo. “A integração é de suma importância, já que, por meio dele, o novo contratado pode se sentir realmente parte da empresa e produzir muito mais. O programa acontecia de forma presencial, mas mediante a pandemia, precisamos inovar e passamos a realizar o processo totalmente on-line. Tivemos que reestruturar todo material apresentado e capacitar os profissionais para atender esse novo desafio”.

 

Após a recepção, os novos colaboradores recebem informações sobre a empresa e podem conhecer como funciona todo o trabalho por dentro da Unimed Maceió. O processo de acolhimento começa com o vídeo de boas-vindas do presidente da Unimed Maceió, Dr. Daniel de Macedo Veras, e cada colaborador recebe também o kit integração, com brindes corporativos e o link de acesso ao conteúdo, como aulas, cronograma e manual do código de conduta.

 

Shyrlene Almeida, analista de Gestão com Pessoas, explica que a nova forma de integração conta ainda com diversas formas de suporte para o colaborador. “Para minimizar eventuais adversidades ao longo do evento, foram criadas algumas orientações previamente com os facilitadores e com os participantes. Também foi reajustado a forma de suporte prestado ao evento (whatsapp em tempo real), com o desenvolvimento de algumas orientações (antes, durante e após o evento)”, destacou.

 

Recepção dos colaboradores

 

A analista ressaltou ainda que, houve boa adesão pelos facilitadores da casa. Ao todo, 12, de diversas áreas, repassaram orientações aos novos contratados. Alguns facilitadores, inclusive, solicitaram feedbacks no fim das apresentações e sugeriram novas formas e recursos para melhor aproveitamento dos participantes.

 

“Diante da percepção da equipe AGP e registro nas avaliações realizadas, percebemos uma forte adesão a este novo modelo, e também, não tivemos intercorrências tecnológicas entre os participantes ao longo do evento, mas estamos sempre buscando aperfeiçoar e minimizar possíveis dificuldades.”

 

Para todos, o desafio é contínuo para fazer com que a experiência do colaborador seja única, assim como é o Jeito de Cuidar Unimed.