Voltar

Colaboradores fazem visitas surpresas a pacientes da Unimed Maceió

Colaboradores fazem visitas surpresas a pacientes da Unimed Maceió

Projeto Fortalecendo Laços quer manter bom relacionamento e estreitar convívio

Colaboradores fazem visitas surpresas a pacientes da Unimed Maceió

Projeto Fortalecendo Laços quer manter bom relacionamento e estreitar convívio

22 Janeiro 2020

Matheus Tenório
Estagiário da Comunicação

Maceió - A ideia de “família” ultrapassa o sentido biológico quando criamos laços com pessoas que conhecemos ao longo da vida e que logo passam a fazer parte da nossa história. Isso não é uma regra geral, mas pode começar com: conversa vai, conversa vem; empatia, sinceridade, ajuda nos momentos difíceis... No final, tudo se resume a um tratamento mútuo de carinho.

Dessa mesma forma aconteceu com Gasparina Manzzoni, em 2013, quando começou a tratar um mieloma múltiplo na Oncologia e Centro de Terapia Assistida (CTA) do Hospital Unimed Maceió.

Com uma espontaneidade acima da média, ela logo tratou de fazer amizade com os colaboradores do setor, que carinhosamente a chamam de “Dona Gaspa”. Atualmente, ela tem acompanhamento para realização de exames de rotina e medicações de suporte.

Gasparina só não imaginava que, após o término do tratamento e depois de tanto convidar os colaboradores para sua casa, iria ganhar uma visita surpresa de parte da equipe que a ajudou nesse processo.

A visita faz parte do projeto “Fortalecendo Laços”, que foi criado com o objetivo de demonstrar o carinho por parte da Unimed Maceió para com os seus pacientes. Além dela, as pacientes Maria Luiza Santos Silva e Feliciana Maria Lyra Padilha também tiveram essa surpresa.

“Mesmo os pacientes não estando ao setor, independentemente do motivo, seja porque terminaram o tratamento, estão frágeis fisicamente ou modificaram o plano terapêutico, a atenção continua voltada para eles. A maioria desses pacientes já estão em tratamento há muito tempo e o vínculo deles foi todo estabelecido com essa equipe. E foi por isso que pensamos em ir visitá-los para demonstrar esse carinho”, contou a psicóloga do setor, Carmem Dolores Rezende Costa.

Emocionada, Gasparina fez questão de juntar a família na sala de casa para colocar o papo em dia junto com os colaboradores. “É a melhor surpresa desde que eu nasci. Vocês me desculpem, mas fiquei até sem fôlego de alegria. Estou comovida demais. Que Jesus abençoe e o Espírito Santo tome conta de todos vocês. Adorei a visita”, falou Gasparina.

Tudo foi combinado com a filha da paciente, Magda Manzzoni, que ficou responsável de guardar segredo. “Ela disse que acordou pensando neles [nos colaboradores]”.

As pacientes ganharam uma orquídea e um quadro que com dizeres que afirmam a dedicação no profissionalismo e no carinho mútuo. “Que os nossos laços se fortaleçam e cada minuto juntos se torne único”.

Ir além

De acordo com a psicóloga Carmem, a ideia é fazer com que o projeto fortalecendo laços passe a ser também praticado com os pacientes que, por algum motivo, estejam internados no Hospital Unimed Maceió. Ela disse ainda que as escolhas dos pacientes vão passar por um critério de necessidade.

“Vimos a necessidade de utilizar as ações internas para que pudéssemos mostrar ao paciente esse outro lado da hospitalização. Queremos desmistificar a hospitalização como algo negativo. Pretendemos estender isso durante o ano”, disse a psicóloga.

A realização do projeto anima os colaboradores como a enfermeira supervisora da Oncologia e CTA da Unimed Maceió, Taciana Aguiar. “Por que não dar mais um pouco de amor? O cuidado tem de ser mais leve. A oncologia tem esse diferencial. É uma família. Os pacientes ficam e fazem questão de estarem aqui”, falou.