Voltar

De olho no futuro: estagiários da Unimed Maceió falam da experiência na Cooperativa

De olho no futuro: estagiários da Unimed Maceió falam da experiência na Cooperativa

Estágio é oportunidade para aprender na prática a teoria repassada na faculdade

De olho no futuro: estagiários da Unimed Maceió falam da experiência na Cooperativa

Estágio é oportunidade para aprender na prática a teoria repassada na faculdade

16 Agosto 2019

Matheus Tenório - Estagiário da Comunicação

“A culpa é do estagiário!” A frase nem sempre é verdadeira. A expressão ficou conhecida por causa do engajamento de empresas nas redes sociais, e as brincadeiras de atribuir os erros ao “menos experiente” logo caíram nas graças do mundo da internet.

Embora os memes sejam motivo de divertimento, a Unimed Maceió leva a sério o trabalho dos estagiários. Atualmente, mais de 30 fazem parte da Cooperativa. Nesta reportagem, contamos/apresentamos o dia a dia de dois deles e, prestamos uma homenagem ao Dia do Estagiário, comemorado neste domingo (18). 

Orientação na hora certa

Um deles é o Carlos Pereira, de 21 anos. Sua família é de Ibateguara, interior de Alagoas, mas ele mora na capital, onde cursa Enfermagem e é estagiário no Hospital Unimed Maceió há menos de um ano.

Segundo ele, a escolha pela profissão era um desejo da família e a oportunidade que está tendo é fundamental para decidir sobre a carreira. 

“No hospital a gente tem todo o recurso. Os professores sempre foram exemplos, eles são a nossa referência. Aqui, a gente não tem a presença do professor. Mas os enfermeiros efetivos e demais profissionais se tornam nossos professores, que estão sempre presentes para auxiliar e tirar dúvidas”, diz Carlos.

O jovem acadêmico estagia na Unidade de Decisão Clínica, mas nem sempre foi assim. Logo quando chegou, Carlos foi levado para trabalhar na Unidade de Terapia Intensiva. “Foi aquele choque de realidade. E o questionamento era: ‘será que eu vou conseguir colocar na prática o meu conhecimento teórico?’ Mas a equipe foi acolhedora, sempre compreensiva e esteve do meu lado para ajudar a tirar dúvidas no que fosse necessário”.

Com mais experiência, ele carrega consigo um conselho dado por uma acompanhante de um paciente do hospital. “Ela me disse: ‘Carlos, quando você se formar, não deixe de ser quem você é. Não deixe de ser essa pessoa atenciosa’. A enfermagem é o significado máximo de empatia. Se eu não for empático com o outro, não vou ser um bom enfermeiro. A Unimed Maceió já contribui com isso desde quando entrei, dando essa experiência aqui”, afirma o futuro enfermeiro.

Rotina de aprendizado

Em uma rotina totalmente diferente de Carlos Pereira, está a Andressa Rosael. Ela é de Maceió, tem 26 anos, faz Recursos Humanos, e é estagiária do Setor Pessoal, na Sede Administrativa da Unimed Maceió. Há pouco mais de três meses, Andressa iniciava seu estágio na Cooperativa. “Eu tinha ansiedade e receio. Eu dizia ‘meu Deus, é o setor pessoal’. Qualquer erro pode gerar um problema. Mas está sendo tudo tranquilo. Eu me senti muito bem acolhida”, conta a jovem.

Além disso, Andressa diz que sempre pode contar com a orientação dos profissionais do setor onde trabalha. “Não teve um momento que eu precisasse de ajuda e não tivesse atenção. É o meu primeiro estágio e está sendo maravilhoso. A Unimed Maceió está sendo muito importante na minha formação, eu tenho contato com o que eu vejo na faculdade e com muitas outras coisas que eu até nem chego a ver, que você só encontra mesmo na prática”, evidencia.

Valorização

De acordo com Luciana Melo (foto ao lado), gerente de Gestão com Pessoas da Unimed Maceió, todo esse retorno mostra a eficácia do programa de estágio.

“A Unimed Maceió valoriza e investe em programa de estágio na empresa, sempre abrindo o espaço para o desenvolvimento e formação de futuros profissionais. Além disso, quando possível, efetiva em seu quadro de pessoal”, frisa Luciana.

A gerente também destaca a importância do estágio. “É uma etapa importante no processo de desenvolvimento e aprendizagem do estudante. Gera a oportunidade de alinhar o conhecimento acadêmico ao ambiente de trabalho, proporcionando um melhor conhecimento da profissão escolhida”.