Voltar

Equipe de enfermagem da Unimed Maceió faz palestra no Colégio Santíssimo Senhor sobre câncer de mama

Equipe de enfermagem da Unimed Maceió faz palestra no Colégio Santíssimo Senhor sobre câncer de mama

A ação faz parte do trabalho de conscientização da Cooperativa durante a campanha “Outubro Rosa”

Equipe de enfermagem da Unimed Maceió faz palestra no Colégio Santíssimo Senhor sobre câncer de mama

A ação faz parte do trabalho de conscientização da Cooperativa durante a campanha “Outubro Rosa”

25 Outubro 2019

Matheus Tenório
Estagiário da Comunicação

As atividades da Unimed Maceió durante a campanha “Outubro Rosa” não param. Dessa vez, uma equipe de enfermagem da Oncologia e Centro de Terapia Assistida (CTA) da Cooperativa foi ao Colégio Santíssimo Senhor para falar sobre o câncer de mama. 

A palestra foi realizada no final da tarde da última quinta-feira (24) e contou com a participação de mais de 30 colaboradoras da instituição de ensino. A ação faz parte do trabalho de conscientização da Unimed, já que estudos comprovam que 95% dos casos diagnosticados precocemente têm chances de cura. 

“Elas puderam tirar dúvidas conosco em relação a prevenção, além de conhecer um pouco mais sobre a doença e o tratamento. Conversamos também sobre a maneira de agir diante de um diagnóstico positivo para o câncer de mama”, disse a enfermeira da Unimed Maceió, Ikla Vieira. 

O momento também ficou marcado pelo depoimento de uma das colaboradoras do colégio, que foi diagnosticada com câncer de mama aos 28 anos e conseguiu ser curada. Lucivana dos Santos Barbosa, que é professora de educação infantil, contou que começou a sentir um caroço na região da mama enquanto tomava banho. 

Ela procurou um médico mastologista, realizou os exames e fez seu tratamento com quimioterapia na cidade de Recife, em Pernambuco, onde também retirou e fez a reconstrução da mama com músculos do abdômen.

“Ninguém nunca me viu triste, sempre me viram sorrindo. Nos primeiros dias, sim, chorei e abalou a família toda. Mas tive minhas irmãs e meu esposo, principalmente, dizendo que a gente ia vencer essa doença. Eu falo na maior tranquilidade: tive um câncer de mama, sim. Não tenho vergonha de dizer porque para mim é uma superação”, contou a professora, emocionada.

O câncer de mama representa 25% de todos os tumores malignos, sendo o segundo tipo de câncer mais diagnosticado nas mulheres, de acordo com Instituto Nacional de Câncer (INCA). No Brasil, quase 60 mil novos casos de câncer são estimados para este ano (2019), com média de 56 casos a cada 100 mil mulheres.

“Reunir nossas colaboradoras para tratar de um assunto como o combate e prevenção ao câncer de mama foi, sem dúvida, muito importante. Gostaria de agradecer a Unimed Maceió, que nos atendeu e enviou duas profissionais para conversar conosco. Saímos do encontro com a sensação que precisamos ficar sempre atentas aos sinais que o nosso corpo nos dá e, claro, buscar sempre ajuda especializada”, falou a diretora-geral do Colégio Santíssimo Senhor.