Voltar

Hospital Unimed Maceió recebe reunião estadual sobre coronavírus

Hospital Unimed Maceió recebe reunião estadual sobre coronavírus

Profissionais de hospitais públicos e privados debatem sobre as principais condutas em caso de surto

Hospital Unimed Maceió recebe reunião estadual sobre coronavírus

Profissionais de hospitais públicos e privados debatem sobre as principais condutas em caso de surto

5 Fevereiro 2020

Barbara Esteves
Assessora de Comunicação

Profissionais da área de saúde de hospitais públicos e privados de Alagoas participaram de uma reunião, no auditório do Hospital Unimed Maceió, sobre o coronavírus. O objetivo do encontro, realizado na manhã desta quarta-feira (5), foi alinhar condutas e elaborar um plano de contingenciamento em caso de surto.

A reunião foi conduzida por especialistas da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) e Associação Alagoana de Controle de Infecção Hospitalar. A assessora técnica da Sesau, Waldney Santos, apresentou casos fictícios e reais, para diagnóstico e debates entre os profissionais de saúde. Além disso, também foi apresentado o Equipamento de Segurança Individual (EPI) que deve ser utilizado para a coleta e análise de material biológico de possíveis casos da doença.

A vice-presidente da Associação Alagoana de Controle de Infecção Hospitalar, a médica infectologista Dra. Tereza Tenório, falou sobre a importância de levar essas informações aos profissionais de saúde e organizar planos e fluxos para um possível surto de coronavírus.

“Estamos uniformizando ações e alinhando condutas para agir em conjunto no caso de um enfretamento de qualquer tipo de problema de saúde no Estado. Cada instituição tem sua particularidade, então, trabalhamos com um direcionamento e adaptação de acordo com os locais de trabalho”, afirmou a médica.

Para a Dra. Sarah Dellabianca, médica coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Unimed, a reunião é fundamental para a troca de informações.

“É um momento muito importante. Médicos e enfermeiros podem tirar dúvidas com a Secretaria de Saúde e entender como será o fluxo de coleta e análise de possíveis casos da doença, já que este trabalho será feito no Estado, pelo Lacen [Laboratório Central de Alagoas]”, destacou a médica.

As reuniões entre os representantes legais dos hospitais públicos e privados para o plano de contingenciamento em caso de surto do cornoavírus ocorrem toda quarta-feira. A próxima será no Hospital Escola Helvio Auto (HEHA).

Também na semana que vem, está previsto um treinamento técnico para a coleta de materiais biológicos no Lacen.