Voltar

Jeito de Cuidar humanizado

Jeito de Cuidar humanizado

Paciente da Unimed Maceió que estava internada sob cuidados paliativos recebeu a visita de seu cachorrinho

Jeito de Cuidar humanizado

Paciente da Unimed Maceió que estava internada sob cuidados paliativos recebeu a visita de seu cachorrinho

6 Novembro 2019

Para a Unimed Maceió, o cuidado com os pacientes vai muito além da tecnologia e tratamentos com equipamentos de última geração. O bem-estar dos beneficiários e o atendimento humanizado são pontos-chave, principalmente para o paciente em cuidados paliativos. 

Assim aconteceu com a dona Ritta de Cássia Cerqueira, de 92 anos, falecida no último dia 26. A paciente da Atenção Domiciliar estava internada há dois meses em cuidados paliativos e desejava muito ver Bob, seu cachorrinho de estimação. Antes de partir, ela pôde realizar o desejo de ver o animal - a quem considerava como um "neto" - pela última vez.

A expectativa foi grande. Bob se preparou para o encontro com sua tutora. Passou por consulta veterinária, foi vacinado, fez exames e tomou banho.  O cocker spaniel inglês, de quatro anos de idade, foi levado pelo filho da paciente para a ala da Unimed Maceió no Hospital Memorial Arthur Ramos.

“Foi um encontro muito gratificante. Minha mãe pedia muito para ver o Bob e, graças a Deus, a gente conseguiu fazer isso. Gostaria de agradecer à Unimed, que tratou muito bem a minha mãe em homecare, e ao Arthur Ramos, por permitir essa visita”, afirmou o filho de dona Ritta, Flávio Cerqueira Norberto dos Santos.

Dra. Lívia Nunes Pereira, clínica geral da Unimed Maceió, que acompanhou dona Ritta desde o início de sua internação, falou sobre a importância de momentos como esse, tanto para o paciente, quanto para a família. “Fiquei muito emocionada e satisfeita em ter proporcionado esse momento especial para dona Ritta. Foi um privilégio pode assistir a essa cena linda”, afirmou a médica.

Sobre a UCE

A Unidade de Cuidados Especiais (UCE) da Unimed Maceió existe há pouco mais de um ano e surgiu com a finalidade de prestar assistência aos pacientes da Atenção Domiciliar que necessitam de internamento. Há 30 dias, a unidade funciona no Hospital Memorial Arthur Ramos.