Voltar

Unimed Maceió leva convite à adoção de hábitos saudáveis para a Orla de Ponta Verde

Unimed Maceió leva convite à adoção de hábitos saudáveis para a Orla de Ponta Verde

Evento gratuito em comemoração ao Dia Internacional da Mulher movimentou centenas de pessoas

Unimed Maceió leva convite à adoção de hábitos saudáveis para a Orla de Ponta Verde

Evento gratuito em comemoração ao Dia Internacional da Mulher movimentou centenas de pessoas

10 Março 2020

Barbara Esteves
Assessora de Comunicação

Domingo de sol, mar e muita atividade física. Clima propício para a mudança de hábitos, não é mesmo? Foi nessa atmosfera estimulante que a Unimed Maceió levou o movimento Mude1Hábito para a Orla da Ponta Verde para a Caminhada da Mulher, que compõe o “Mês da Mulher: Por Todas Elas”, realizado pela Prefeitura de Maceió. 

Quem participou da caminhada, e até mesmo quem só foi dar uma olhadinha no mar da Ponta Verde, no último domingo 8, foi convidado(a) a adotar hábitos saudáveis. A ação contou com a distribuição de frutas e orientações nutricionais, além de aferição de pressão arterial, taxa de glicemia e, para completar, muita atividade física. Tudo isso executado pela equipe multiprofissional do Espaço Viver Bem – Serviço de Medicina Preventiva da Unimed Maceió.

“O Mude1Hábito é um movimento de promoção e prevenção da saúde que surgiu por iniciativa da Unimed do Brasil e nós, da Unimed Maceió, adotamos essa ação e trouxemos para o Dia da Mulher aqui na Orla da Ponta Verde. O objetivo é incentivar a fazer uma reflexão sobre os hábitos e, se, por acaso, alguém tiver algum hábito que não seja saudável, fazer o comprometimento de mudá-lo, para viver da melhor forma possível. Essa transformação pode ser feita por meio da alimentação saudável, prática de exercícios físicos, encontro do equilíbrio mental, emocional e social. Você pode, por exemplo, trocar o celular por uma conversa entre amigos, ouvir uma música, ou, até mesmo, buscar qualquer mudança que seja capaz de transformar o seu modo de ver o mundo”, explicou Dra. Taciana Albuquerque, coordenadora do Espaço Viver Bem da Unimed Maceió.

Picolés para amenizar o calor
Além das orientações para a adoção de hábitos saudáveis, também foram ofertados picolés de frutas, para hidratar e amenizar a temperatura que estava na casa dos 30ºC, com sensação térmica de 33ºC. A dona de casa Julieta Martins dos Santos, de 53 anos, foi uma das mulheres que comemoraram seu dia especial fazendo caminhada e atividade física. “Eu vim participar da caminhada e também aproveitei para aferir minha pressão e ver a taxa da glicose e, como estava baixa, ainda aproveitei e tomei um picolé. Muito bom”, brincou Julieta.

Colaboradores e cooperados também prestigiaram o evento. A coordenadora do serviço de Fisioterapia da Unimed Maceió, Dra. Tânia Mota, ao praticar a sua caminhada de domingo, fez questão de parar no estande da Unimed Maceió. “Essa ação é muito importante. É preciso estimular a adoção de hábitos saudáveis e a prática de exercício físico, para garantir uma vida com saúde”, destacou a médica.

Já a técnica de enfermagem da Oncologia e Centro de Terapia Assistida da Unimed Maceió, Rita de Cássia Ramalho, levou a filha para Mudar1Hábito junto com ela. “Viemos participar das atividades e prestigiar o evento. Está tudo muito bonito e organizado”, elogiou.

Mude 1 Hábito e Espaço Viver Bem
O Movimento Mude 1 Hábito é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar do Espaço Viver Bem, da Unimed Maceió, e visa estimular uma vida mais saudável a partir de mudanças significativas. A equipe é formada por enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, educadora física e psicóloga, que acompanha, orienta e educa os clientes.

O Espaço Viver Bem atende clientes acima de 18 anos, oferecendo Programa de Gerenciamento em Saúde voltado aos pacientes crônicos, idosos e aqueles que apresentam algum fator de risco, como excesso de peso, sedentarismo ou alteração no colesterol e glicemia.