Voltar

Prepare-se para as festas de carnaval e esbanje saúde

Prepare-se para as festas de carnaval e esbanje saúde

Unimed Maceió dá dicas de como cuidar da saúde durante os dias de folia

Prepare-se para as festas de carnaval e esbanje saúde

Unimed Maceió dá dicas de como cuidar da saúde durante os dias de folia

19 Fevereiro 2020

Matheus Tenório
Estagiário da Comunicação

Maceió - Olha o carnaval aí, gente! O ditado diz que o ano só começa depois da folia carnavalesca, e que as tarefas do dia a dia ficam para depois do feriadão, mas você já fez aquele checklist para aguentar quatro dias de muita festa, tendo os devidos cuidados com a saúde? Usar protetor solar e beber água durante a folia não basta.

A gente vai te ajudar nessa! Só não esqueça de ler no ritmo das marchinhas para entrar no clima:

•  Ter uma boa noite de sono dá mais energia para se manter acordado e não perder nada durante os quilômetros de andanças atrás dos blocos e trios.

•   Falando em energia... Anota aí: o café da manhã e o almoço devem ser reforçados. Lembre-se de equilibrar o consumo de frutas, cereais integrais, vegetais e proteínas.

•   Evite comer petiscos na rua sem saber a procedência do alimento.

•   Para não sofrer ainda mais com o calor, use roupas leves, de algodão. Deixe o tecido sintético no guarda-roupas, pois ele esquenta mais.

•   O calor e a umidade podem ser um problema. Não fique com roupas molhadas por muito tempo, pois podem provocar micoses.

•  Se quiser evitar dores musculares e nas articulações, o alongamento é a solução, devendo ser feito antes e depois de cair na folia. Duas repetições de cada movimento por 20 segundos são suficientes. Não esqueça de alongar todas as partes do corpo.

•  Pular, dançar e se divertir são sinônimos de carnaval. Para diminuir a sobrecarga nos joelhos, opte pelos calçados mais confortáveis. Os tênis ajudam a prevenir bolhas indesejáveis nos pés.

Aproveite o carnaval com saúde e reconheça os limites do seu corpo. Se beber, não dirija. Use sempre camisinha e respeite os outros, afinal, pega bem esbanjar respeito e saúde!