Voltar

Vacinação contra a Covid-19

Vacinação contra a Covid-19

Dr. Georges Christopoulos, coordenador do Centro de Terapia Assistida da Unimed Maceió, esclarece dúvidas sobre imunização em pacientes reumatológicos

Vacinação contra a Covid-19

Dr. Georges Christopoulos, coordenador do Centro de Terapia Assistida da Unimed Maceió, esclarece dúvidas sobre imunização em pacientes reumatológicos

29 Janeiro 2021

Barbara Esteves
Assessora de Imprensa

Maceió - A tão esperada vacinação contra a Covid-19 já se tornou uma realidade seguindo o plano nacional de imunização. Inseridos nesse processo estão pacientes que já travam uma batalha contra as chamadas doenças reumáticas autoimunes — aquelas em que o sistema imunológico passa a produzir anticorpos contra seu próprio organismo. 

Pensando nisso, a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), em um esforço nacional, lançou um guia com orientações sobre a vacinação contra o coronavírus. 
Dr. Georges Christopoulos, coordenador do Centro de Terapia Assistida da Unimed Maceió, esclareceu dúvidas dos colaboradores do CTA sobre as vacinas contra o novo coronavírus e suas aplicações em pacientes reumatológicos.  

O especialista afirma que a decisão pela vacinação deverá ser tomada individualmente, analisando caso a caso. “É o médico assistente quem vai decidir o melhor momento e a condição mais adequada para administração da vacina, concomitantemente ou não com os medicamentos já aplicados”, destacou.

“As doenças reumáticas que não atacam o sistema imunológico, como osteoporose, fibromialgia, gota e osteoartrite (artrose), não foram incluídas pelo Ministério da Saúde nos grupos prioritários para a vacinação. Com isso, 89% dos nossos pacientes tomarão o imunizante de acordo com a idade”, explicou.

Mesmo com a esperança advinda das vacinas, é importante continuar seguindo todos os protocolos de saúde, como uso de máscara, álcool em gel e manter o distanciamento social. 

Para mais informações e esclarecimentos sobre a imunização em pacientes reumatológicos, acesse o documento abaixo na íntegra e tire suas dúvidas.

http://reumatologia.org.br/downloads/pdf/Informativo%20para%20pacientes%20com%20DRIM%20SBR%20sobre%20vacinas%20covid%2026%2001.pdf

 

Quer saber mais sobre a Unimed Maceió? Acesse nosso instagram:

https://www.instagram.com/unimedmaceio/?hl=pt-br