Voltar

Como ajudar as crianças com a lição de casa

Como ajudar as crianças com a lição de casa

Veja algumas dicas para deixar o momento das tarefas escolares mais produtivo e menos cansativo para pais e filhos

Como ajudar as crianças com a lição de casa

13 Agosto 2018

 

A lição de casa nem sempre é a atividade que as crianças mais gostam de fazer. Independentemente disso, a tarefa precisa ser feita e os pais têm um papel importante na educação escolar. Por isso, veja algumas dicas para que o momento da lição de casa seja menos penoso e mais prazerosos para todos.

 

O horário da lição

Apesar de os pais geralmente querer que as crianças façam a lição logo que chegam da escola, o melhor horário para fazer as tarefas é diferente para cada criança. Quando elas podem escolher, se sentem mais fortalecidas e ficam mais dispostas a cumprir os limites que elas mesmas ajudaram a criar. Experimente permitir esse ajuste no tempo e, juntos, estabeleçam alguns limites, como ver TV só após finalizar a atividade.

Reserve um tempo para estar presente neste momento e auxiliá-la no que for preciso. Se a atividade for muito longa, faça pequenos intervalos para que a criança possa finalizar a lição com mais tranquilidade.

 

A comunicação com professores

Mantenha um canal de comunicação aberto e constante com a escola e professores. Frequente as reuniões, interaja com outros pais e saiba qual tipo, quantidade e periodicidade das tarefas de casa.

Além dos livros utilizados pela escola, pergunte aos professores quais outros livros ou sites poderão ser consultados nas pesquisas escolares. Isso evita o uso de informações desatualizadas e prejuízos ao aprendizado.

 

Apoio e incentivo

Nunca dê a reposta correta para a criança. Ajude-a estimulando o pensamento e incentive-a a tentar de novo, ler com atenção e refazer, se for necessário. Tentativas e erros fazem parte do processo de aprendizagem e é importante que elas saibam disso.

Caso não saiba responder às dúvidas, reconheça isso para que não comprometa o aprendizado da criança. O melhor a fazer é orientá-la a levar a dúvida para o professor.

Estimule a criança a assumir a responsabilidade do dever de casa e a conquistar autonomia. Não faça a lição por ela, mas sim estabeleça uma parceria na realização das atividades.

O processo de aprendizagem é diferente de uma criança para outra. Não faça comparações ou estabeleça metas inatingíveis para não prejudicar a aprendizagem. Reconheça os limites e a encoraje a melhorar sempre.

 

O local da lição

O local da tarefa de casa deve ser um espaço com pouca movimentação, sem som de rádio ou televisão. Separe um cantinho da casa para isso com escrivaninha ou até mesmo a mesa da sala de estar. O importante é que ela tenha um local adequado para se concentrar e realizar seus estudos com tranquilidade.

 

 


Texto: Jailde Barreto / Design: Alex Mendes e Gustavo Deip

Fonte: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (11 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em