Voltar

Conheça a Unimed Machado

Conheça a Unimed Machado

Você sabe como funciona o setor de TI da cooperativa?

Conheça a Unimed Machado

Você sabe como funciona o setor de TI da cooperativa?

28 Julho 2011

A tecnologia vem tomando cada vez mais espaço no mundo corporativo e, hoje, é quase impossível encontrar empresas que ainda não utilizam os recursos de informática a seu favor. Além de facilitar o fluxo interno dos trabalhos, possibilitando maior agilidade na realização das tarefas, o computador passou a ser uma ferramenta fundamental também na difusão e armazenamento de dados e informações.

“Devido à crescente evolução tecnológica, o setor de Tecnologia da Informação atualmente representa não só o departamento responsável pela informatização de uma empresa, como muitas vezes também, acaba assumindo um trabalho de suporte gerencial e estratégico. No caso da Unimed, que possui algumas características bem específicas por se tratar de uma cooperativa de trabalho médico, o analista de informática deve se adequar ainda a uma série de obrigações legais, se atentando para as exigências da ANS – Agência Nacional de Saúde”, comenta Paulo Gabriel Ramos, colaborador responsável pelo setor de TI – Tecnologia de Informação da Unimed Machado.

Além de administrar o centro de tecnologia da informação de forma a manter o parque tecnológico da Unimed Machado e a rede em funcionamento, a TI auxilia os consultórios e clínicas credenciadas com o sistema de autorização. “Quando as secretárias encontram dificuldades em acessar o sistema, por exemplo, entram em contato com a Unimed Machado e, nós, buscamos orientá-las, gerando login e senha ou prestando algum outro tipo de apoio, a fim de solucionar qualquer problema encontrado no acesso ao sistema”, afirma.

A TI mantém funcionando o autorizador nas clínicas e consultórios como meio de facilitar o acesso para os clientes. “O autorizador automatiza o processo de atendimento ao cliente, e a nossa intenção é otimizar esse e outros serviços em breve, para garantir um atendimento ainda melhor”, ressalta o colaborador.

Outra atividade importante ligada ao setor, diz respeito à Política de Segurança da Informação, que está relacionada não apenas com a integridade dos dados da cooperativa, como também dos clientes. “A Unimed Machado se preocupa em preservar o atributo de confidencialidade das informações, e com isso, trabalha para impedir o vazamento de dados, bem como o acesso aos servidores por pessoas não autorizadas”.

Ainda sobre a Política de Segurança da Informação, Paulo Gabriel ressalta a importância da realização de backups, controles internos e ações de contingência.

De acordo com Paulo Gabriel, a informática também presta suporte ao sistema de gestão e integração da cooperativa, que exige atualizações frequentes de versões em programas e ajustes necessários com segurança, para o correto fluxo interno de documentações sobre clientes, médicos e serviços credenciados. Esse suporte aos outros setores acontece também quando a informática é acionada para resolver eventuais dificuldades dos colegas no dia a dia, e ainda, para produzir relatórios solicitados pela gerência, auxiliar no faturamento da produção médica, verificar documentos financeiros, acompanhar o cadastro, enviar arquivos atualizados à ANS, entre outras responsabilidades.


Ana Carolina Araújo