Voltar

Diretor Entrevista aborda Dia da Saúde Mental

Diretor Entrevista aborda Dia da Saúde Mental

Diretor Entrevista aborda Dia da Saúde Mental

15 Outubro 2019

O programa Diretor Entrevista, apresentado pelo diretor presidente da Unimed Machado, Dr. Cláudio de Lima Alves, abordou um tema importante na segunda semana de outubro: o Dia da Saúde Mental. Para falar sobre o assunto, o programa recebeu o médico cooperado, Dr. Diemes Cristiano Lopes. 

Dr Diemes explicou o que são transtornos mentais dizendo que são doenças que causam desordem mental, afetando a mente, pensamentos e emoções da pessoa, o que gera sofrimento interno, alteração de comportamento que afeta, inclusive, familiares que convivem com esta pessoa. "Os tipos mais comuns de doenças mentais que vemos hoje em dia são: a depressão, a ansiedade, esquizofrenia, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), transtornos alimentares e dependência química", enumera o médico. 

Uma questão preocupante são crianças e jovens que têm precisado recorrer a tratamentos cada vez mais cedo. "Precisamos ter um olhar diferenciado para a formação de crianças e jovens, no cuidado com a forma de criação. O ambiente de hoje em dia muitas vezes é estressante para eles, com bullying nas escolas, falta de diálogo em casa, pais ausentes, que levam a uma 'dor na alma' dessas crianças e adolescentes. Isso muitas vezes os fazem alívio no uso de substâncias ilícitas", orienta Dr. Diemes. 

O Dia Mundial da Saúde Mental foi instituído em 1992, pela Federação Mundial da Saúde Mental. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera uma questão de prioridade devido ao grande número de dias de incapacidade que os transtornos podem causar. Mas ainda hoje a questão envolve muito preconceito, tanto de quem sofre de alguma doença, tanto de familiares. "Para quebrar esse tabu, o principal é disseminar informação. O psiquiatra não é médico de louco, aliás, não há nada de loucura em transtornos mentais. A população hoje em dia adoece mais e muito precocemente, por isso é necessário uma intervenção rápida para não causar mais danos no futuro", finaliza. 

A entrevista completa do Dr. Diemes para o Diretor Entrevista está no canal da Unimed Machado no Youtube. Acesse clicando aqui


Cristiane Souza

Fonte: Unimed Machado