Voltar

Diretor Entrevista esclarece sobre o câncer de próstata

Diretor Entrevista esclarece sobre o câncer de próstata

Diretor Entrevista esclarece sobre o câncer de próstata

26 Novembro 2019

O programa Diretor Entrevista, apresentado pelo diretor presidente da Unimed Machado, Dr. Cláudio de Lima Alves, trouxe um  tema importante para a conversa: o câncer de próstata. Quem esclarece o assunto é o médico cooperado urologista, Dr. Elmo Guimarães Barreiro. 

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), este ano de 2019 deve repetir a estatística de novos casos de 2018: 68 mil. Isso representa 1 morte por câncer de próstata a cada 1 hora no Brasil. "Trata-se do câncer mais frequente no homem, ficando atrás apenas do tumor de pele não melanoma", completou o especialista. 

A próstata é uma glândula da genitália masculina, localizada na frente do reto (intestino), tendo acima da bexiga e abaixo a uretra. Ela é responsável pela produção do líquido que protege e nutre os espermatozóides no sêmen. Segundo Dr. Elmo, o câncer de próstata geralmente não apresenta sintomas e quando isso acontece o caso se torna preocupante, pois trata-se de casos mais graves da doença. "Por isso, não podemos esperar sintomas para procurar atendimento. O ideal é a partir dos 45 anos iniciar a prevenção, que é feita através do exame de PSA e de toque retal. Este último é indolor, não causa nenhum prejuízo ao paciente e dura poucos segundos", explica o médico. Os tratamentos para o câncer de próstata vão desde a cirurgia (Prostatectomia), que pode ser feita por incisão abdominal ou laparoscópica, e a radioterapia. 

As dicas de prevenção deixadas pelo urologista são as mesmas que devemos adotar para qualquer tipo de doença: ter uma dieta balanceada, atividade física, evitar o cigarro, ter cautela no consumo do álcool e, claro, a realização dos exames preventivos anuais. "Lembramos que o novembro pode ser azul, mas a prevenção do homem deve ser o ano todo. É o mínimo que podemos fazer!", finaliza Dr. Elmo. 

A entrevista completa com o Dr. Elmo Guimarães Barreiro pode ser vista clicando aqui


Cristiane Souza

Fonte: Unimed Machado