Voltar

Médico de Machado lança equipamento hospitalar inovador em Feira Internacional

Médico de Machado lança equipamento hospitalar inovador em Feira Internacional

Médico de Machado lança equipamento hospitalar inovador em Feira Internacional

18 Abril 2011

Em maio, durante a Feira Internacional Hospitalar que acontecerá em São Paulo, o médico cirurgião e pediatra, Dr. Antonio Machado Dias, também diretor financeiro da Unimed Machado, lançará um equipamento inovador para ser utilizado nos hospitais.

O Equipamento

A invenção, chamada MIP – Monitor de Infusão Passivo, foi desenvolvida para monitorar a aplicação de soro ou qualquer outra substância intravenosa (processo de infusão). “É um equipamento avançado que dispõe de conceitos de interface intuitiva, sendo extremamente fácil de ser operado”, comenta Dr. Antonio Dias.

A ideia de criar o monitor surgiu há cerca de um ano, quando o médico se uniu a um engenheiro da computação e a um técnico de eletrônica, Álvaro Moreira de Carvalho e Dulcio Henrique Cavalcante Magalhães, respectivamente, e juntos decidiram criar um aparelho que pudesse controlar de forma efetiva a aplicação do soro, já que isso não é possível somente através da bomba de infusão.

Investindo em tecnologia de ponta e equipamentos importados, os idealizadores desenvolveram o produto, e após passar pela fase de testes em laboratórios, na qual ficou comprovada a eficácia do MIP, o equipamento foi patenteado, e hoje, já se encontra em fase de fabricação.

Vantagens do Produto

Em relação às vantagens de um hospital dispor desse aparelho, Dr. Antonio Dias ressalta os quesitos tempo, economia e segurança. “A primeira vantagem está no tempo gasto pela equipe de enfermagem no controle do soro”, explica. Segundo ele, com o MIP realizando esse controle, a equipe ficará mais disponível para outras tarefas, sem precisar se preocupar em ficar o tempo todo monitorando o soro aplicado no paciente.

Outra vantagem do monitor está no controle efetivo do volume. “O MIP é ajustado manualmente e calcula a quantidade de gotas por minuto, recurso que permite saber o volume exato do soro que está sendo infundido no paciente. Além disso, é um dispositivo barato, de baixa manutenção, capaz de detectar defeitos em equipos.”

É importante ressaltar também que a redução de custos é um dos grandes diferenciais do MIP, pois além do equipo utilizado ser o convencional, cujo custo é 3.000% menor que o usado em bomba de infusão, ainda pode ser calibrado tanto para macro quanto para microgotas.

Para o médico e para o paciente, as vantagens do Monitor de Infusão Passivo estão relacionadas com segurança e tranquilidade. “O MIP oferece mais tranquilidade ao médico e ao paciente, pois pelo monitor é possível saber se o volume de soro infundido é exatamente o que foi prescrito, e ainda, caso o equipo escape ou a aplicação fique abaixo ou acima do limite de gotejamento, o monitor emite um alarme sonoro.”

O produto será apresentado na 18ª Feira Internacional Hospitalar entre os dias 24 e 27 de maio, e em seguida, passará a ser comercializado a um valor bem mais econômico do que a bomba de infusão (cerca de 10 vezes abaixo do valor da bomba).

A Feira

Hospitalar - Feira Internacional de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para Hospitais, Laboratórios, Farmácias, Clínicas e Consultórios, realizada em São Paulo, é o maior evento especializado nesta área, em toda a América Latina. A feira multisetorial é a mais completa mostra de produtos para a área de saúde, apresentando milhares de itens em equipamentos médicos, produtos e serviços. O evento funciona como palco de novos lançamentos e ponto de encontro entre fornecedores e seus clientes.

São 1.250 expositores e 89.000 visitas profissionais, incluindo pesquisadores, os pensadores do setor da saúde e milhares de dirigentes hospitalares, médicos, enfermeiros e profissionais que influenciam e/ou decidem as compras de hospitais, clínicas, consultórios e laboratórios.


Mais informações sobre o MIP podem ser obtidas através do e-mail: vendas@mip.med.br ou pelos fones: (35) 3295-3727 e (35) 8876-3727 (Adriana).


Ana Carolina Araújo