Voltar

Saúde dos homens

Saúde dos homens

Saúde dos homens

13 Maio 2013
O que se ouve por aí é que os homens não cuidam da saúde, fogem de médicos com medo de descobrir algo sério e alguns só procuram o profissional em caso de dor. Estas afirmações apareceram em uma pesquisa americana realizada com cerca de 2.000 homens.

Breno Gomes, presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica Regional Minas Gerais (SBCM-MG), explica que pelos homens começarem seus exames preventivos (como o de próstata) somente a partir dos 40 anos, muitos acabam deixando para depois quando o assunto é saúde. O que não acontece com as mulheres que têm certa tradição de exames preventivos devido aos exames ginecológicos anuais. Muitas vezes, acaba ficando para as esposas a lembrança de realizar check ups e até mesmo de marcar consultas para os maridos.

Mas há uma luz no fim do túnel. A medicina preventiva, que vem fortalecendo que a prevenção é mais barata e eficiente, ganha cada vez mais espaço no cenário masculino e já é possível notar uma pequena mudança nos hábitos dos homens que estão deixando de procurar o médico só na hora da doença. E é assim que tem que ser feito!

Anote aí quais são os exames importantes que devem ser realizados anualmente:

- dos 18 aos 35 anos: exames regulares para aferir glicose e colesterol, além de aferição da pressão arterial para verificar se está tudo certo.

- após 40 anos: visita ao cardiologista para verificar como está o aparelho cardiovascular, exames da tireóide e exame de próstata.

Lembre-se: previnir é melhor do que remediar! Fique em dia com a sua saúde para viver bem e aproveitar todos os momentos bons da sua vida!

Cristiane Souza