Voltar

Unimed Machado investe na capacitação dos médicos cooperados

Unimed Machado investe na capacitação dos médicos cooperados

Unimed Machado investe na capacitação dos médicos cooperados

4 Julho 2019

A Unimed Machado é sempre preocupada em promover o melhor para seus cooperados. Por conta disso, ela apoia a capacitação dos médicos incentivando a participação em seminários e cursos, como o Formacoop e o Prodeccoop. 

 

Formacoop

O Formacoop é direcionado a cooperados conselheiros e oferece informações sobre as bases doutrinárias do cooperativismo e sobre a natureza empresarial de uma cooperativa. Ele é oferecido pelo Sistema Ocemg, com realização em Varginha. Atualmente, cinco cooperados estão realizando o curso: Dr. Jorge Dennys Vasconcelos, Dra. Francine de Souza Romanelli, Dr. Guilherme Franco, Dr. Luiz Fernando Fagundes Gouveia e Dr. Ricardo Carvalho. "O curso tem sido bastante proveitoso, tem trazido assuntos bem amplos. Eu acho importante essa formação, porque além da visão da cooperativa ela abre novos horizontes para gente", reconhece Dr. Ricardo Carvalho, que integra o atual Conselho Fiscal da Unimed Machado. Opinião parecida tem o Dr. Guilherme Franco, que atua no Conselho Técnico Ético da cooperativa. "A participação no formacoop está sendo de grande proveito, permitindo aprofundar o aprendizado nos valores cooperativistas e nas regras para seu funcionamento", conclui ele. 

 

O Formacoop possui 10 módulos (os cooperados acima irão realizar o terceiro neste mês de julho) que englobam a formação do pensamento cooperativista; competição e cooperação; sistema cooperativista internacional, brasileiro e mineiro; o empreendimento cooperativo e sua estrutura; os mitos e a cultura da cooperação como diferencial competitivo.

 

Prodecoop

Outro curso importante procurado por nossos cooperados conselheiros é o Prodeccoop, desenvolvido pelo Sescoop, com a chancela educacional da Fundação Dom Cabral e a participação da Universidade Corporativa da Unimed-BH. É um curso voltado exclusivamente para cooperativas do ramo saúde. Ao todo, ele tem oito módulos que abordam entre legislação, ética, finanças até a governança corporativa, o conselheiro como líder, entre outros temas. 

 

A médica cooperada Dra. Bárbara Rigotti Alves, que integra o atual Conselho de Administração da Unimed Machado, finalizou o Prodeccoop recentemente. "Para mim essa formação foi fundamental, pois é um como conselheira, a formação tem me ajudado a entender todo processo de uma cooperativa. A gente tem que se atentar ao ambiente externo para adquirirmos novas ideias e podermos ajudar cada vez mais a nossa cooperativa a crescer!", ressalta a cooperada. 


Ambas as formações

A médica cooperada, Dra. Gisele Neves Martins, é um exemplo da Unimed Machado que possui as duas formações. Ela realizou o Formacoop entre junho de 2016 a março de 2017 e o Prodeccoop entre abril a dezembro de 2018 e ressalta que a formação do cooperado é muito importante para sua atuação como profissional de uma cooperativa de saúde. "O Formacoop engloba profissionais de várias cooperativas, não apenas as do ramo de saúde. Foi um curso de excelência e que proporcionou grandes trocas de experiências no ramo cooperativista e que indico para muitos colegas, inclusive, eu até o faria novamente porque foi fenomenal! Já o Prodeccoop foi voltado diretamente ao ramo cooperativista de saúde abordando importantes temas com excelentes professores que repassaram as informações com maestria. Agradeço a oportunidade de ter feito esses cursos, ter adquirido esses conhecimentos e assistir a esses palestrantes. E agradeço também por fazer parte da capacitação dos conselheiros da cooperativa Unimed Machado. Só tenho a agradecer e espero contribuir muito com a cooperativa com esses conhecimentos que obtive", ressalta Dra. Gisele que disse, inclusive, que quer sempre estar se capacitando.


Cristiane Souza

Fonte: Unimed Machado